Após um fim de semana marcado por chuvas intensas, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para risco “muito alto” de deslizamentos e inundações em diversas cidades do Litoral e Extremo Sul do estado. Segundo o último aviso meteorológico, espera-se que, nesta segunda (17) e terça-feira (18), as chuvas continuem, com volumes previstos entre 50 e 70 mm, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Essas condições são propícias para deslizamentos, mesmo em momentos sem precipitações, devido à saturação do solo.
A situação é crítica em municípios como Praia Grande, Balneário Gaivota e Sombrio, onde foram registrados os maiores acumulados de precipitação nas últimas 48 horas, alcançando até 363 mm. Esses altos volumes resultaram em elevação nas bacias dos rios Mampituba e Araranguá, provocando alagamentos e o extravasamento de riachos. Em São João do Sul, por exemplo, há 16 pessoas desalojadas e várias vias interditadas, enquanto em Praia Grande, 20 casas foram atingidas, e algumas comunidades estão isoladas.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) reforça a importância de a população seguir as recomendações de segurança, como manter-se informada por meio dos canais oficiais sobre as condições meteorológicas e evitar áreas de risco. Também é possível se cadastrar para receber alertas de SMS da Defesa Civil, enviando o CEP de interesse para o número 40199. Com a previsão de mais chuvas, é fundamental que todos tomem medidas preventivas para garantir sua segurança e minimizar danos.
Fonte: Jornal Razão
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.