keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Decreto regulamenta entrada de animais vindos de outros estados livre de febre aftosa sem vacinação em SC

O presidente da Cidasc Plínio de Castro considera um avanço que mais unidades da federação tenham obtido a certificação.

WhatsApp Image 2021 06 11 at 16.59.21 726x545 1 Visor Notícias
Foto: Simone Senger

No final de maio, seis estados conseguiram o reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação, o mesmo que Santa Catarina ostenta desde 2007. São eles: Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso.

O decreto Nº 1.314, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 8 de junho, regulamenta a entrada de bovinos e bubalinos em Santa Catarina, destacando os critérios que precisam ser observados. Este decreto determina regramentos para o trânsito de animais que venham destes estados com igual status sanitário.

O presidente da Cidasc Plínio de Castro considera um avanço que mais unidades da federação tenham obtido a certificação. “Agora precisamos trabalhar conjuntamente para garantir a sanidade dos rebanhos, pois é preciso atenção constante para manter o status sanitário. É a defesa agropecuária que garante os bons resultados econômicos que o setor vem apresentando, com a conquista de mercados exigentes”, afirma o presidente.

O Diretor de Defesa Agropecuária Diego Rodrigo Torres Severo destaca que Santa Catarina conquistou com muito empenho e envolvimento de diversos setores o certificado em 2007, e o mantém com variadas atividades de vigilância focadas em propriedades rurais, no trânsito, nos eventos com aglomerações de animais e nos abatedouros. Salienta que todos os estados que obtiveram essa certificação já vem trabalhando com novos procedimentos de vigilância inerentes às áreas livres sem vacinação. Ressalta ainda que é um grande passo para a região sul do Brasil, grande produtor em larga escala de proteínas de origem animal, como suínos, aves e bovinos, e que terão condições de tentar o acesso aos mercados mais exigentes do mundo, do qual Santa Catarina atualmente já possui.

Apenas animais rastreados desde o nascimento podem ingressar em Santa Catarina, pois esta é uma das garantias de que a saúde do bovino ou bubalino foi observada ao longo de todo o processo. Entre as outras exigências, pode-se destacar ainda que os animais não tenham sido imunizados com a vacina B19; que não tenham sido vacinados contra febre aftosa nos últimos 12 meses, antes do estado de origem ter recebido a certificação da OIE; que não tenham sido transportados para regiões de status sanitário inferior nos últimos três meses; que possuam laudos atestando não estarem com brucelose ou tuberculose ou sejam originários de propriedades livres destas zoonoses.

Outro alerta importante é que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) continua sendo obrigatória. O produtor deve emiti-la no estado de origem para que acompanhe a carga, juntamente com os demais documentos que comprovem o cumprimento das exigências sanitárias.

Os produtores rurais que recebem animais oriundos de outros estados livre de febre aftosa sem vacinação tem que seguir a mesma regra vigente: notificar a Cidasc imediatamente quando houver qualquer suspeita de doença vesicular em seus rebanhos. O produtor deve ser um parceiro nos esforços para garantir a sanidade dos rebanhos catarinenses.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Santa Catarina domina produção nacional de moluscos após regularizar a maricultura

Estado responde por 97% da maricultura nacional e avança na legalização de fazendas marinhas, fortalecendo renda e preservação ambiental

Economia

Governador de SC desta potencial logístico e oportunidades de parcerias em missão nos EUA

Jorginho Mello liderou nesta segunda-feira (12) a abertura da missão catarinense nos Estados Unidos com o objetivo de atrair investimentos ao estado

Economia

Núcleo de Jovens Empreendedores debate reforma tributária no Feirão do Imposto em Itajaí

A programação prevê ações de conscientização direcionadas ao público em geral, com ênfase em estudantes, consumidores e empreendedores locais

Economia

Exportações de SC sobem 7,5% e somam US$ 3,85 bilhões no 1º quadrimestre

Vendas externas são puxadas por carnes de frango e suína; China, EUA e Argentina seguem como principais destinos dos produtos catarinenses

Economia

Governador de SC cumpre missão oficial nos EUA em busca de investimentos

Jorginho Mello participa de eventos e reuniões com investidores e o Banco Mundial em NY e Washington

Mais notícias

Segurança

Polícia Militar apreende cerca de 1 km de fios de cobre e drogas em bar de Itapema durante fiscalização

Ação da PM com apoio da Guarda Municipal apreendeu fiação sem nota fiscal, maconha e itens usados no consumo de drogas

Segurança

Policial militar é agredido durante ação contra caça ilegal de animais silvestres em SC

Agente foi agredido durante operação que apreendeu armas, carne de caça e equipamentos em Treze Tílias, no Meio-Oeste do estado