keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Decisão da justiça torna a greve em Florianópolis ilegal

A decisão foi proferida pelo desembargador Odson Cardoso Filho

Trabalhadores da Comcap entram em greve por tempo indeterminado na Capital Visor Notícias
Foto: SINTRASEM/ Divulgação

Na noite de quarta-feira (13), o desembargador Odson Cardoso Filho proferiu decisão declarando a greve em Florianópolis como ilegal, conforme despacho assinado.

Conforme o documento, a paralisação deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Florianópolis foi considerada ilegal e abusiva. Com essa determinação, o movimento grevista na cidade está sujeito a uma multa de R$ 100 mil por dia.

Os servidores municipais, incluindo os da Comcap e demais órgãos, iniciaram a greve na terça-feira (12).

A Prefeitura de Florianópolis argumenta que não existe motivação legal para a greve. O município afirma que está em processo de negociação com o sindicato, conforme o procedimento habitual, mesmo antes do prazo da data-base, que ocorre em abril.

Segundo a prefeitura, um acordo firmado entre o sindicato e o executivo no ano anterior teria estipulado que a Comcap não poderia realizar nova paralisação antes de abril, o que estaria sendo descumprido.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, divulgou um vídeo nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (14), mostrando o acordo firmado com o Sintrasem em 2023 no Tribunal de Justiça. Ele citou as cláusulas e exibiu as leis implementadas que cumpriram o acordo. “A Justiça acabou de declarar a ilegalidade da greve. Isso significa que o sindicato mente. Mas, mais do que falar, eu vou te mostrar já que eles dizem que eu não cumpro o acordo”, disse o prefeito.

Topázio Neto afirma que o acordo previa um reajuste de 4% a partir de maio de 2023, o qual já foi implementado, assim como o reajuste de 8% no vale-refeição ou alimentação. No vídeo, o prefeito lista outras cláusulas que também foram cumpridas.

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Florianópolis (Sintrasem) afirma que ainda não foi notificado de nenhuma decisão judicial.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SCC10

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Secretaria de Obras de Itapema define cronograma fixo para o serviço de Cata-Bagulho

Novo modelo busca melhorar a coleta de resíduos volumosos e ampliar a eficiência do serviço nos bairros

Utilidade Pública

BC Bus amplia horários na Linha Anil nos fins de semana

Medida atende demanda e evita superlotação na linha entre Laranjeiras e a Rodoviária de Balneário Camboriú

Utilidade Pública

Trânsito de Balneário Camboriú terá interdições nesta terça-feira

As alterações ocorrem devido a eventos e obras na cidade; confira detalhes

Mais notícias

Empregos

Santa Catarina oferece mais de 8 mil vagas de emprego pelo Sine

As regiões com maior número de vagas são o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Sul catarinense

Segurança

Discussão entre casal termina com bebê ferida e homem preso no Norte de SC

A mulher relatou que o marido, bêbado, a agrediu e se trancou com a filha no quarto da casa