Durante o primeiro bloco do debate para prefeito de Itapema no Visor Notícias, os três candidatos responderam a perguntas formuladas pela redação. Após sorteio, Alexandre Xepa (PL) foi questionado sobre o aumento do número de andarilhos e pessoas em situação de rua que escolhem Itapema para passar a temporada.
Xepa destacou a necessidade de criar uma casa de passagem no município e de implementar a internação involuntária para aqueles que precisam de ajuda, mas não a aceitam voluntariamente. Ele propôs oferecer assistência e qualificação para que essas pessoas possam ser reintegradas ao mercado de trabalho, afirmando que, se não quiserem ajuda, devem retornar às suas cidades de origem.
O candidato também enfatizou a importância de aumentar a fiscalização para garantir a segurança em Itapema, mencionando que a Guarda Municipal deve estar preparada para lidar com aqueles que representarem uma ameaça à ordem pública. Xepa citou exemplos de outras cidades que adotaram medidas semelhantes e destacou que Itapema deve ser um lugar seguro e próspero para todos.
Em resposta, Clóvis Júnior (PSD) citou um exemplo da cidade de Chapecó, onde o prefeito João Rodrigues implementou com sucesso a internação involuntária como uma das ações mais elogiadas no estado. Clóvis argumentou que, além da internação, é fundamental fortalecer diversas pastas, como a Secretaria de Saúde, com a implantação do CAPS AD, para tratar problemas relacionados a álcool e drogas. Ele também enfatizou a necessidade de uma abordagem integrada envolvendo a segurança pública e a assistência social, visando uma cidade mais segura e organizada.
Na réplica, Xepa reforçou a importância de alinhar a internação involuntária com as comunidades terapêuticas, mencionando planos para estabelecer uma clínica específica para mulheres e adolescentes em Itapema, uma demanda atual que ainda não é atendida na cidade.
Confira o trecho do debate que abordou o tema das pessoas em situação de rua:
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade