keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Curso gratuito prepara jovens e adultos para o Encceja 2025

Inscrições para o SEJA podem ser feitas a partir desta segunda (17)

design horizontal 2025 03 14T143059.461 Visor Notícias
Foto: Ilustrativa / Canva

Jovens e adultos que interromperam os estudos e desejam concluir a educação básica podem se inscrever, a partir do dia 17 de março, no SEJA – curso preparatório online e gratuito oferecido pela Fundação Roberto Marinho. O programa tem como objetivo preparar candidatos para o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), realizado pelo INEP, que acontecerá no dia 3 de agosto.

O SEJA é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Instituto Equatorial e foi desenvolvido para atender estudantes que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Com aulas 100% online, o curso oferece flexibilidade para que os participantes possam se preparar para o exame de qualquer lugar, acessando o conteúdo pelo computador, tablet ou celular.

As aulas terão início no dia 31 de março, abordando todas as disciplinas exigidas pelo currículo da educação básica. O programa conta com videoaulas, materiais de estudo, simulados e suporte de professores para tirar dúvidas. Além disso, há um fórum de discussão e sessões de dúvidas ao vivo, permitindo interação entre os estudantes e um aprendizado colaborativo.

O diferencial do curso é sua acessibilidade. Mesmo aqueles que possuem rotinas intensas de trabalho ou responsabilidades familiares podem estudar no próprio ritmo, garantindo mais autonomia no processo de aprendizagem. No entanto, a recomendação é que os alunos acompanhem as aulas desde o início para evitar acúmulo de matérias.

Em 2024, nove entre dez estudantes que participaram do curso e responderam ao questionário de avaliação conseguiram aprovação em pelo menos uma área do exame ou atingiram a pontuação necessária para obter o diploma.

As inscrições para o curso preparatório começam no dia 17 de março, às 12h, e podem ser feitas no site frm.org.br/seja. A participação é gratuita e aberta a jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, incluindo pessoas privadas de liberdade que não tiveram acesso à educação na idade adequada.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Jessica
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Prazo para correções nos cadastros do Universidade Gratuita abre nesta semana

Estudantes têm entre os dias 6 e 8 de maio para corrigir o cadastro

Educação

3 livros para iniciantes aprenderem inglês

Especialista reúne dicas práticas e leituras acessíveis para começar sua jornada no idioma

Educação

Veja as profissões com maior potencial para o futuro

Com a transformação digital e o avanço da inteligência artificial, carreiras emergentes estão redesenhando o mercado de trabalho

Educação

Inscrições para Vestibular de Inverno da Udesc acabam nesta terça

Universidade oferece mais de mil vagas para cursos presenciais com seleção por prova ou histórico escolar

Educação

3 dicas para apoiar as crianças no processo de alfabetização

O apoio familiar é essencial para manter a motivação durante o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura

Mais notícias

Economia

Mercado prevê alta da Selic para 14,75% na reunião do Copom

Boletim Focus indica que esta pode ser a última elevação da taxa de juros em 2025

Segurança

Discussão em festa de igreja termina com dois mortos

Idoso atirou contra o cunhado e acabou morto por um policial à paisana durante confraternização