keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Cultivos de ostras e mexilhões de Bombinhas e Porto Belo estão interditados devido à presença de toxina

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a interdição dos cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões dos municípios de Bombinhas e de Porto Belo devido à presença de […]

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a interdição dos cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões dos municípios de Bombinhas e de Porto Belo devido à presença de toxina diarreica. Está proibida a retirada, comercialização e o consumo destes animais e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia nas localidades de Zimbros, Canto Grande, Ilha joão da Cunha, Araça e Perequê.

A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a presença de ácido ocadaico nos cultivos de moluscos bivalves da região. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

O secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa explica que, assim que foi confirmado os locais de maré vermelha, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiu alertas para os maricultores dos municípios de Porto Belo e Bombinhas proibindo a retirada, comercialização e consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões. O aviso seguiu também para a Vigilância Sanitária e extensionistas rurais da Epagri.

“Em Santa Catarina o monitoramento dos moluscos é constante e rotineiro. A maré vermelha é um processo natural. Seguiremos atualizando as informações e emitindo alertas até que a situação no litoral catarinense esteja normalizada”, explica o secretário.

Na segunda-feira (5), a Cidasc fará novas coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição das áreas afetadas. As áreas serão liberadas após dois resultados negativos e consecutivos para a presença de toxinas nos moluscos.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Quina sorteia prêmio de R$ 6 milhões; veja os números

Concurso 6716 foi realizado nesta segunda-feira (28) com prêmio acumulado; confira as dezenas sorteadas e saiba como resgatar seu prêmio

Geral

Três contêineres caem de navio no Porto de Itajaí

Contêineres vazios caíram no Rio Itajaí-Açu por problemas técnicos

Geral

Pescador transforma caçamba em barco de passeio no Litoral Norte de SC; confira o vídeo

Deigmar Paulo improvisou uma caçamba com motor de barco e viralizou ao pescar em lagoa

Geral

Número de jovens desempregados cai pela metade no Brasil

Ministério do Trabalho lança pesquisa sobre a empregabilidade jovem, com dados de 2019 a 2024 e tendências para os próximos anos

Geral

Cinco signos começam a semana com sorte no dinheiro e no amor; veja se o seu está na lista

Momento é favorável para a realização de objetivos, fortalecimento de decisões e avanços no campo financeiro e pessoal

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Termo de Cooperação reforça fiscalização e segurança no mercado imobiliário

Acordo entre MP, CRECI-SC, ACIESC e cartórios pretende combater irregularidades e proteger consumidores

Saúde

SC está entre os estados com maior cobertura vacinal da gripe

Estado aplicou mais de 520 mil doses e superou a média nacional