Uma crise na empreiteira Azevedo & Travassos Infraestrutura, contratada pela Arteris para trabalhar no Contorno Viário da Grande Florianópolis, levou à demissão de diversos operários esta semana. A empresa terceirizada emprega cerca de um terço dos trabalhadores naquela que é considerada a “maior obra de infraestrutura do país” no momento.
Até o momento, a empreiteira não forneceu justificativa clara para as demissões e não se pronunciou sobre o assunto. A situação levanta questões sobre o prazo de conclusão do desvio rodoviário da região metropolitana da capital, atualmente previsto para dezembro de 2023.
Nos últimos meses, os trabalhadores realizaram protestos pedindo mais oportunidades para visitar suas famílias – muitos deles são do Nordeste do Brasil – e refeições adequadas, pois alegam que a comida de baixa qualidade estava sendo servida no local de trabalho.
A situação se agravou na semana passada quando os funcionários deixaram de receber seus salários. Em resposta, começaram a promover bloqueios na intersecção da obra do Contorno com a BR-282, em Palhoça, para chamar a atenção para o problema, que é de responsabilidade geral da multinacional Arteris. As demissões podem ter sido uma estratégia para silenciar os protestos.
A concessionária da BR-101 no Norte de Santa Catarina afirmou que foi pega de surpresa pelos protestos e desconhece qualquer desmobilização por parte da empreiteira Azevedo & Travassos.
Em nota, a Arteris Litoral Sul afirmou que, mesmo sem ter sido informada sobre qualquer desmobilização pela construtora, está tomando as medidas cabíveis para cumprir o contrato de concessão, em relação às obras do Contorno de Florianópolis. A Arteris ainda reafirmou sua capacidade de cumprir o prazo de cinco meses para a entrega da nova rodovia.
Por outro lado, a Azevedo & Travassos Infraestrutura, quando solicitada a fornecer esclarecimentos sobre a situação, não o fez. Procurada pela equipe do Visor Notícias, a concessionária Arteris Litoral Sul também não se manifestou a respeito até o fechamento desta matéria.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.