Estelionatários prometem vagas de emprego ou serviços de saúde para capturar imagens e fazer empréstimos em nome das vítimas
Criminosos têm usado a biometria facial — considerada uma das formas mais seguras de autenticação digital — para aplicar golpes que envolvem a contratação de empréstimos e financiamentos em nome de terceiros. Em São Paulo, estelionatários se passam por recrutadores de emprego ou até por agentes de saúde para enganar as vítimas e capturar imagens do rosto, utilizadas indevidamente em processos de validação por reconhecimento facial.
Um dos casos mais recentes ocorreu em São Bernardo do Campo, onde duas mulheres se apresentaram como funcionárias do SUS e alegaram que estavam ali para antecipar uma cirurgia agendada. Dentro do apartamento, fingiram tirar uma foto da paciente, mas usaram o momento para coletar sua biometria facial. Com os dados, conseguiram contratar empréstimos consignados sem o conhecimento da vítima.
De acordo com o especialista em cibersegurança Álvaro Massad Martins, o rosto tornou-se a nova “chave” de acesso a contas bancárias e aplicativos. Ele alerta que o uso indiscriminado da imagem pessoal exige atenção redobrada: “O rosto hoje é a senha. Ele abre tudo”, destaca. A recomendação é nunca fornecer imagens em situações duvidosas e desconfiar de promessas fáceis.
Fonte: Metrópoles
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.