Cada vez mais as mulheres ocupam cargos estratégicos de liderança e se destacam em um mercado com predominância de homens.
Em Santa Catarina já existem sinais de mudança. Embora em volume absoluto existam mais homens ocupando cargos de gerência e diretoria no estado (41.920 homens contra 33.894 mulheres), o crescimento das mulheres ocupando esses cargos é maior.
Na última década o número de mulheres em cargos estratégicos cresceu 33,3%. Para os homens o crescimento foi de 24,3% no período. Em 2019, as mulheres somaram 43% das admissões em cargos de liderança, três pontos percentuais a mais que o percentual de 10 anos atrás, de 39,8%.
Apesar desse cenário, a diferença salarial ainda existe. Enquanto 9,4% dos homens que atuam na gerência e diretoria ganham 15 salários mínimos ou mais, apenas 2,2% das mulheres recebem essa quantia. “Ainda há muito a melhorar nesse sentido. É preciso reconhecer o papel da mulher no mercado de trabalho com medidas que reduzam essa diferença”, afirma a Diretora Comercial da Caravela Soluções, Carolina Custódio.
No caso catarinense, a diferença destes ganhos não é explicada pelo tempo de experiência. A remuneração média de cargos de liderança para homens com 10 anos ou mais de experiência é cerca de 46% superior aos ganhos das mulheres com o mesmo tempo trabalho na empresa.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.