Nesta terça-feira (2), um comunicado sobre a situação de colapso total, por conta da falta de espaços para novos pacientes, foi divulgado pelo Hospital Regional São Paulo, referência na cidade de Xanxerê, no Oeste do Estado. A nota ainda diz, “vamos começar a perder vidas de muitos pacientes”.
O comunicado, divulgado nas redes sociais do hospital, explica que 100% dos espaços estão lotados. Todas as UTIs, ala de emergência, internação e até mesmo corredores. Somente na área de emergência, 35 pacientes estão internados, sendo que 20 já estão intubados e aguardam um leito de UTI Covid-19.
“Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia da Covid-19. Não iremos viver uma catástrofe, já estamos nela. É o caos. É o limite. Do jeito que está, as equipes estão fazendo o que é possível, dentro do alcance e do que está disponível. Alcançamos o máximo das nossas possibilidades. Vamos começar a perder vidas de muitos pacientes. A comunidade precisa estar preparada. E não vai ser por falha de atendimento, vai ser por falta de acesso ao serviço de saúde que está lotado”, diz o texto.
O hospital diz que se desdobrou para atender a demanda crescente, mas não foi o suficiente. Agora, segundo o comunicado, existem pacientes em estado grave sendo atendidos em poltronas e ambientes improvisados. Em breve, diz o texto, pacientes terão que esperar do lado de fora:
“Estamos em um momento tão crítico, que será melhor para o paciente ficar aguardando atendimento dentro de uma ambulância do que dentro dos espaços da unidade hospitalar, o paciente terá mais suporte e recursos dentro da ambulância. Seria uma imprudência retirar o paciente do suporte que está recebendo na ambulância, com o aporte dos equipamentos de uma UTI Móvel e dos profissionais para atender esse paciente, do que receber ele no hospital”.
Ainda segundo o comunicado do Hospital Regional São Paulo, “os profissionais estão esgotados” e há também falta de insumos e equipamentos, mesmo com os repasses recentes de medicamentos, materiais e respiradores feitos pelo governo do Estado e também pelo Ministério da Saúde.
Foto: Divulgação/ Hospital São Paulo
Oito pessoas já morreram na espera por leitos
Conforme a prefeitura de Xanxerê, o colapso na saúde já causou a morte de pelo menos oito pacientes com Covid-19 que morreram na espera por um leito de UTI na cidade. A última morte ocorreu no início da tarde desta terça, e a vítima era uma mulher de 39 anos que não tinha comorbidades. Ela estava internada na emergência do hospital, esperando por uma vaga de UTI.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade