keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Covid-19: Governo de SC deve anunciar novo decreto

Estado poderá anunciar novas regras, entre elas, restrições de horário e ações para reduzir a circulação de pessoas

balneario peaia cheia sc Visor Notícias

Para tentar frear a Covid-19, que avança em todas as regiões de Santa Catarina, nesta terça-feira (23), o Estado poderá anunciar novas regras, entre elas, restrições de horário e ações para reduzir a circulação de pessoas. Segundo noticiado pela colunista da NSC, Dagmara Spautz, as medidas são necessárias nesse momento em que o Estado atingiu o mais alto número de pessoas internadas em UTIs públicas e privadas desde o início da pandemia.

São 839 pacientes, com casos suspeitos ou já confirmados de Covid-19. Ao mesmo tempo, SC tem o mais baixo índice de isolamento social desde a chegada do coronavírus ao Estado: 29%. O cenário impõe mudanças no enfrentamento.

O governador Carlos Moisés (PSL) participou nesta terça, de uma reunião ainda pela manhã, com os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para debater as ações. No período da tarde o encontro será com os prefeitos. Dessas duas reuniões devem sair as últimas definições. O que já foi estabelecido pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, é que SC poderá ter “horários diferenciados” e reduzir a circulação de pessoas em situações que não são “estritamente necessárias”.

A restrição de horário é uma das medidas tomadas pelos dois estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul, para conter especialmente a movimentação de jovens durante a madrugada e as aglomerações em festas clandestinas.

Santa Catarina tentou uma medida semelhante, que foi apelidada de ‘toque de recolher’. Mas, sem fiscalização efetiva, a regra não ‘pegou’. A tendência é que o Estado volte a apostar na restrição de horário, mas com um regramento melhor estabelecido, também apontam que o Estado pode investir, por exemplo, no fechamento ou na restrição de permanência em espaços públicos de lazer, como parques e praias, sob determinadas classificações de risco. O esforço, nesse caso, também passa pela fiscalização, já que no início da temporada de verão esses espaços estavam restritos, mas a regra não era seguida – especialmente nas praias.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações Coluna Dagmara Spautz/NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%