Santa Catarina registrou desde o dia 1º de fevereiro 102 mortes de pacientes com coronavirus que aguardavam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em apenas 12 dias – de 1º de março até as 14h26min de sexta-feira (12) -, 66 pessoas perderam a vida no Estado, à espera de uma vaga.
Os outros 36 óbitos ocorreram durante todo o mês de fevereiro. A informação foi confirmada pela Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em resposta a um questionamento feito pelo Ministério Público.
Segundo o ofício, somente nos primeiros 12 dias de março foram registradas 624 solicitações de busca por UTIs para pacientes com Covid-19. O número se refere apenas aos casos que passaram pela regulação estadual, ou seja, diz respeito às transferências entre regiões e não ao deslocamento entre cidades vizinhas. Ainda, de acordo com o documento, dos mais de 600 pedidos por vagas em UTI, 66 foram encerrados por causa da morte do paciente.
Nesta segunda-feira (15), Garopaba, no Litoral catarinense, comunicou a primeira morte na cidade de paciente na fila de espera. O paciente tinha 73 anos e aguardava leito hospitalar há três dias.
Também, nesta segunda, o município soma três pessoas aguardando por uma vaga. Já o município de Xanxerê, no Oeste de SC, que vive uma das situações mais críticas da pandemia, registrava 23 óbitos de pessoas na fila de espera até o início da tarde desta segunda, sete deles somente nos últimos sete dias.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.