O Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (COBOM) tem implementado inovações para otimizar o atendimento das chamadas de emergência. Anualmente, o serviço, acessado pelo número 193, lida com mais de 500 mil interações, agora são gerenciadas com o auxílio de inteligência artificial para registrar e despachar ocorrências de forma mais eficaz.
Durante uma chamada de emergência, os operadores do COBOM coletam dados essenciais através de um formulário. Este processo é crucial, pois quanto mais rápida a compilação das informações, mais ágil é o despacho das equipes de resgate. A inteligência artificial introduzida recentemente auxilia os operadores preenchendo automaticamente as informações no sistema enquanto eles digitam, reduzindo o tempo de resposta.
O coronel Fabiano Bastos, comandante do CBMSC, enfatiza a missão da organização de salvar vidas e como as novas tecnologias estão fortalecendo essa missão. Ele destaca a positividade do uso da inteligência artificial no COBOM, melhorando a precisão e a rapidez nas operações diárias.
“Nós como bombeiros temos uma missão, que é salvar vidas. Para isso, temos buscado constantemente tecnologias que possam nos auxiliar neste sentido. E o uso da inteligência artificial pelo COBOM tem se mostrado extremamente positivo”, afirma o comandante do CBMSC, coronel Fabiano Bastos.
Como o sistema funciona
Fotos: soldado Eduardo Silva de Souza/CBMSC – Divulgação CBMSC
A nova tecnologia utilizada pelos operadores permite que, durante a digitação da descrição da ocorrência, o assistente virtual complete as informações, promovendo maior agilidade na transcrição do texto. “Com apenas alguns tópicos descritos dentro de um campo de texto, o atendente pode clicar no botão e o texto é totalmente autocompletado. Assim, ele consegue escrever a descrição da ocorrência muito mais rapidamente e despachar o recurso adequado para cada situação com mais agilidade”, explica o capitão Marco Aurélio Lino Massarani Costa, Chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC.
As inovações não param por aí. A integração do Google Maps Platform no sistema de atendimento permite que os operadores vejam tudo em uma única tela, evitando a necessidade de alternar entre múltiplos displays para localizar as guarnições mais próximas.
Além disso, informações sobre as ocorrências são disponibilizadas em tempo real por meio do aplicativo “CBMSC Cidadão” e na rede social “X” do Corpo de Bombeiros (@CBMSC193).
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Agência de Notícias SECOM
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real
Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade