Corpo de Bombeiros de SC adquire sonar para operações de resgate no Oeste do estado
O equipamento, adquirido em parceria com a prefeitura, é considerado essencial para a região, que abriga as barragens das usinas hidrelétricas de Machadinho e Itá
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) passou a contar com um sonar para operações de resgate em Piratuba, no Oeste do estado. O equipamento, adquirido em parceria com a prefeitura, é considerado essencial para a região, que abriga as barragens das usinas hidrelétricas de Machadinho e Itá, locais onde são frequentes os casos de afogamentos e outros acidentes.
O sonar é um dispositivo que utiliza ondas sonoras para detectar, localizar e mapear objetos submersos em corpos d’água, como rios, lagos e oceanos. Ele funciona emitindo pulsos sonoros e captando os ecos refletidos pelos objetos ou pelo fundo. A partir dessas informações, o sonar calcula a distância, a localização e, em alguns casos, até a forma dos objetos.
Foto: Divulgação | CBMSC
Segundo o Tenente André Germanovix, o sonar facilita o trabalho dos mergulhadores, permitindo a localização mais precisa de objetos ou vítimas submersas. “Esse equipamento utiliza ondas sonoras para mapear o leito de rios, lagos e represas, identificando profundidades, materiais e até possíveis vítimas”, explicou. O sonar foi testado no Rio do Peixe, em Joaçaba, em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), que estuda seu uso em buscas subaquáticas.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real
Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade