A conta de luz continuará sem cobrança adicional em abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), graças às condições favoráveis de geração nas usinas hidrelétricas, cujos reservatórios seguem em níveis satisfatórios.
Desde dezembro de 2024, a bandeira verde está em vigor, o que significa que não há acréscimo na fatura de energia. Mesmo com a aproximação do período seco, o abastecimento pelas hidrelétricas, mais barato do que pelas termelétricas, permanece estável, evitando a aplicação das bandeiras amarela ou vermelha, que representam custos adicionais ao consumidor.
Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias refletem o custo da geração de energia. Em momentos de maior escassez, a cobrança pode chegar a R$ 7,877 por cada 100 kWh consumidos, no caso da bandeira vermelha patamar 2. O SIN cobre quase todo o país, com exceção de áreas isoladas da Região Norte e de Roraima, onde o fornecimento ainda depende de usinas térmicas movidas a diesel.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.