Segundo a Aneel o reajuste médio deve ficar abaixo da inflação estimada para o ano
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta segunda-feira (7), a primeira edição do boletim trimestral InfoTarifa, projetando um aumento médio de 3,5% nas tarifas de energia elétrica para 2025. Esse percentual é inferior às estimativas de inflação para o mesmo período, que são de 5,1% no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e 5,6% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Entre os fatores que contribuem para essa projeção estão a previsão de R$ 41 bilhões no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para 2025 e os impactos dos índices inflacionários nos custos de distribuição, conhecidos como parcela B.
De janeiro a abril deste ano, a Aneel manteve a bandeira tarifária verde, indicando que os consumidores não tiveram custos adicionais nas contas de energia elétrica. Além disso, o bônus de Itaipu, concedido em janeiro, beneficiou mais de 78,3 milhões de consumidores, resultando em um desconto total de R$ 1,3 bilhão.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.