O clube italiano Avellino, fundado em 1912, acumula uma coincidência inusitada em sua trajetória esportiva: toda vez que um papa morre, a equipe sobe de divisão. O padrão se repetiu em 2025, quando o time garantiu o acesso à Série B dois dias após a morte do papa Francisco, anunciada pelo Vaticano na madrugada de segunda-feira. Essa foi a sexta vez em que a coincidência ocorreu.
A primeira promoção ligada ao falecimento de um pontífice foi registrada em 1958, com o papa Pio XII. Desde então, repetições ocorreram em 1963 (João XXIII), 1978 (Paulo VI e João Paulo I), 2005 (João Paulo II) e 2013, quando o clube subiu pouco antes da renúncia de Bento XVI. A mais recente classificação matemática veio após vitória por 2 a 1 sobre o Sorrento, com gols de Danielle Russo e do artilheiro Facundo Lescano.
Sediado na cidade de Avellino, no sul da Itália, o clube lidera a Série C com 72 pontos e garantiu o acesso com cinco rodadas de antecedência. Recentemente, o time foi abençoado pessoalmente pelo papa Francisco, que autografou camisas durante uma visita.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.