keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Conheça a Praia do Gravatá

Conheça a Praia do Gravatá em Navegantes, com muitas opções de lazer em meio à natureza paradisíaca!

file Visor Notícias

Conheça a Praia do Gravatá em Navegantes, com muitas opções de lazer em meio à natureza paradisíaca!

A Praia do Gravatá está localizada em Navegantes, entre as praias Mole e Joaquina. A maioria dos moradores de Florianópolis e região nunca pôs os pés nesta praia ou sequer sabem da sua existência.

Praia do Gravata 1 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Apesar de estar voltada para o oceano atlântico, sua formação, em formato de enseada, fica protegida das ondulações e marés por um costão rochoso chamado Ponta do Gravatá.

A Praia

A Praia do Gravatá é pequena, tem areia fina, alva e macia, do tipo que o pé afunda suavemente quando se pisa. As águas são frias, cristalinas e com forte salinidade. O tamanho das ondas varia conforme a direção da ondulação. Quando vem do quadrante norte, as ondas ficam fortes. Por outro lado, quando surgem de quadrante leste ou sul, a praia vira uma grande piscina azul.

Para chegar na Praia do Gravatá é preciso percorrer uma trilha de 1,8 km de extensão, que inicia na Estrada Geral da Barra da Lagoa, no sentido Lagoa da Conceição-Praia Mole, onde há uma placa indicando o caminho para a rampa de Parapente. A dica para encontrar o acesso é observar a placa da empresa Parapente Sul, que fica em frente, no sentido contrário da rua.

praia do gravata 2 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Para identificar o início da trilha, siga pelo lado esquerdo, com chão em tom avermelhado. O lado direito, na cor de cimento natural, serve para o acesso de veículos e pertence a uma propriedade particular com cães bravos.

Os primeiros 50 m de caminhada são marcados por uma subida acentuada, no piso de concreto, mas logo se transforma em uma trilha de terra cercada por vegetação local e piso com grandes valas de erosão causadas pela água da chuva. Dependendo da época do ano é comum se deparar com cobras, geralmente da espécie coral, sendo prudente fazer o percurso usando calçados fechados.

Após 15 minutos de caminhada, chega-se a uma parte plana da trilha onde há uma rampa de parapente, de onde se tem uma vista deslumbrante das praias Mole, Galheta e da Costa da Lagoa.

Seguindo a diante, há uma pequena subida e depois inicia uma descida longa até a praia. Devido a rara manutenção, no Caminho do Gravatá há trechos com voçorocas e erosão e, dependendo da época do ano, um mato baixo que pode dificultar a visualização da trilha.

Praia do Gravata Visor Notícias
Fonte: DIvulgação

Quase chegando a praia, do lado esquerdo, há uma construção rustica que serve de abrigo aos pescadores da região. Na praia, há um Rancho de Pesca, ou seja, uma construção para abrigar embarcações e apetrechos utilizados na pesca, principalmente na época da pesca da Tainha e da Anchova.

Que tal um rapel na Pedra do Urubu?

vista da trilha edited Visor Notícias
Foto: Divulgação

Pedra do Urubu é uma formação rochosa no topo do morro que separa a região do Retiro da Lagoa da Praia Mole.
Para chegar até ela é necessário seguir pela trilha de acesso à Praia do Gravatá. Após passar pela entrada da rampa de parapente, siga para o sul e caminhe uns 200 m até encontrar uma bifurcação. Então, siga pela direita no caminho que sobe a encosta até encontrar a pedra. Contorne pela direita e siga até o topo.

A Pedra do Urubu é formada por três grandes blocos de granito cinza com aproximadamente 26 metros de altura. Do topo da pedra é possível ter uma vista panorâmica 360º da região, de onde se pode admirar uma vista magnífica das praias Mole, Galheta, Gravatá, Lagoa da Conceição e Dunas da Joaquina.

O rapel na Pedra do Urubu é praticado na face da rocha voltada para o oceano atlântico. A descida inicia na parede com inclinação positiva e, a partir da metade, transforma-se em negativa até chegar ao solo. Devido as características do local é recomendado a presença de um condutor de aventura experiente e equipamentos de segurança.

Você sabia: A Praia do Gravatá é o pescoço, da cabeça do dragão

Calma que vamos te explicar: A Cabeça do Dragão é uma formação rochosa localizada na Ponta do Gravatá, mas que só pode ser observada por quem está nas praias Mole e Galheta. Dessas praias, quando se obeserva o relevo da cadeia montanhosa é possível identificar a silhueta dum grande dragão deitado, cujo o pescoço é a Praia do Gravatá e a cabeça é a formação rochosa da Ponta do Gravatá.

file Visor Notícias
Fonte: Divulgação

O acesso à Cabeça do Dragão é feito através da Praia do Gravatá, seguindo-se pelo costão ao final da praia.

Além da vista panorâmica das praias ao redor, a principal atração da Cabeça do Dragão são as rochas alinhadas misteriosamente, de tal forma que alguns pesquisadores afirmam que elas funcionavam como um observatório astronômico primitivo, marcando equinócios e solstícios. Entretanto, não é possível afirmar se são obra de grupamentos humanos primitivos, extraterrestres ou simplesmente o resultado da erosão natural das rochas.

O caminho para as praias secretas

Existe um caminho que leva à praias desconhecidas pela maioria dos habitantes de Florianópolis e que são chamadas de “Praias Secretas“. São praias selvagens cujo acesso é feito somente por trilhas que, no passado, eram conhecidos e percorridos apenas pelos moradores, em geral pescadores da localidade, mas que hoje viraram o paraíso dos surfistas e aventureiros.

Um dos acessos é feito através da Praia do Gravatá. Para acessa-lo, é importante ficar atento aos sinais no caminho. Quase no final da trilha para a praia do Gravatá,quando se inicia uma curva para a esquerda, em declive, há um desvio na trilha, bem discreto, que sobe a encosta do morro. Tem que ficar atento, pois, dependendo da época do ano, a vegetação encobre a trilha. Após uns dez minutos de subida se chega ao topo, onde o caminho segue pela esquerda, em meio a mata fechada.

Apesar de curta, esta é uma trilha complexa, pois há vários caminhos utilizados por pescadores da região e que levam a pontos de observação utilizados durante a pesca da tainha.

As três Praias Secretas são formadas por uma faixa com pequenos blocos de rocha rolados e trabalhados pela erosão marinha, como se fossem grandes seixos de rio. Em sua maioria são blocos de diabásio, uma rocha escura que varia entre o cinza ao negro, e são bastante lisas e escorregadias. Conforme a maré, forma-se também uma praia de areia. As Praias Secretas são muito procuradas pelos surfistas, que inclusive não gostam que elas seja divulgadas. Durante o inverno são o reduto dos pescadores, principalmente durante a safra da Taínha (Maio a Julho) e da Anchova (Agosto a Outubro). Nos meses de inverno também são muito procuradas por pinguins, leões e lobos marinhos vindos extremo sul e que encontram nelas local para descanso e alimento.

A partir da primeira Praia Secreta até a terceira praia a trilha intercala trechos bem marcados com trechos de costão rochoso e mesmo aqueles que percorrem esta trilha com frequência, precisam estar concentrados no caminho para não se perder. A partir da terceira praia, a caminhada no costão rochoso se torna bastante perigosa.

Vale ressaltar que esta é uma área remota, onde o sinal de celular é fraco e de dificil acesso e remoção. Aconselha-se a presença de um Guia de Turismo para garantir que o passeio transcorra em segurança.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Itapema mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024

A classificação é um indicativo do desempenho robusto da economia do setor na cidade, conforme definido pelo Ministério do Turismo

Turismo

BC, Itapema e Bombinhas alcançam categoria A no mapa do turismo

Classificação posiciona os municípios no topo da lista de prioridades para a implementação de políticas públicas

Turismo

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Turismo

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Mais notícias

Segurança

Famílias em Canelinha ficam ilhadas após inundação

A água cobriu as principais vias de acesso ao centro da cidade

Segurança

Trabalhador desaparece após carro ser arrastado para o rio em SC

Dois dos ocupantes conseguiram escapar após serem arrastados por aproximadamente 1 km