Conheça a influência da cultura açoriana em Itajaí e como impactou no desenvolvimento da cidade.
Foto: Fundação Cultural de Itajaí
A influência da cultura açoriana em Itajaí está no sotaque, característico de diversas cidades do litoral catarinense, no sobrenome de muitos de seus habitantes. Está nos pratos à base de pescados, no pirão, na farinha de mandioca. Aquela que era produzida nos muitos engenhos e com a qual os açorianos faziam cuscuz, biju, entre outros pratos. São várias as influências dos Açores, adaptadas aos alimentos locais, em Itajaí.
A Festa da Cultura Açoriana, que hoje é itinerante e ocorre a cada ano em uma cidade do litoral, nasceu em Itajaí. No município é tradicional a Marejada, maior festa do pescado do Brasil, que marca o mês de outubro na cidade, tendo como ponto principal a gastronomia típica litorânea.
Mas não é preciso, obviamente, esperar até o final do ano para se deliciar com pratos que vão à mesa pela típica pesca artesanal.
Foto: Fundação Cultural de Itajaí
No Centro de Cultura Popular (Mercado Público), por exemplo, é possível desfrutar da gastronomia local, garantir um artesanato típico para levar para casa e conhecer um pouco mais da cultura local.
Anos de história
Em 1748, o primeiro grupo de pessoas vindas do Arquipélago dos Açores, em Portugal, chegou a Santa Catarina. Ao todo, 461 açorianos a bordo de quatro barcos saíram da terra natal, instalaram-se aqui e fizera deste lugar uma extensão da pátria que deixaram fisicamente. No coração e nas raízes, porém, permaneceram intactos os princípios e costumes do lugar de origem. Tradições que aos poucos foram inseridas na nova casa, agregadas à rotina do povo e da região e que transformaram a cultura e a história de Itajaí e Santa Catarina.
Segundo o historiador e professor Edison d’Ávila, foram pessoas majoritariamente luso-açorianas de São Francisco do Sul, Florianópolis, Armação do Itapocorói e São Miguel da Terra Firme que formaram o primeiro grupo de moradores de Itajaí. Devido ao porto e à posição geográfica junto à foz do Rio Itajaí-Açu, a cidade recebeu moradores de outros pontos do estado, do país e também do exterior.
Esta contribuição estrangeira cresceria com a fundação das primeiras colônias no interior do Vale do Itajaí, em meados do século 19, com numerosos contingentes de alemães, italianos e poloneses.
Mesmo com a variedade de etnias imigrantes que constituíram a população itajaiense, a marca cultural prevalecente da cidade foi a luso-açoriana. Nas festas e tradições populares, artesanato, culinária e no linguajar do povo, se observa expressões da cultura de base dos açorianos.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade