keyboard_backspace

Página Inicial

Decoração

Confira como inserir o conceito hygge na decoração

Aplique em casa o estilo de vida que preza pelo bem-estar e aconchego

Sala de estar com janela ao fundo, sofá branco e mesa de centro de madeira
Elementos que prezam o conforto e o aconchego são ideias no conceito hygge (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

Aplicar o conceito hygge na decoração pode ser uma ótima opção para quem busca deixar a casa mais acolhedora. A palavra, que pode ser pronunciada como “hu-ga”, ainda não tem uma tradução literal para o português. No entanto, a tendência é entendida como um estilo de vida cujo objetivo é inserir bem-estar, aconchego e conforto na rotina.

O estilo de vida hygge surgiu entre os países escandinavos. Devido aos longos períodos de frio rigoroso e curtas horas de sol, a população passa a maior parte do tempo em casa. Por isso, nasceu a necessidade de criar formas de deixar os momentos mais confortáveis e aconchegantes.

Entre os países escandinavos, o conceito é empregado principalmente pela Dinamarca. Não é à toa que, em 2020, a Dinamarca foi considerada o segundo país mais feliz do mundo, de acordo com Relatório Mundial da Felicidade da ONU (Organização das Nações Unidas). A nação ficou atrás somente da Finlândia.

Aplicando o hygge na decoração

A decoração da casa é algo que diz muito sobre a personalidade e o estilo de vida do morador. Logo, o hygge também pode ser incluído no décor. Além de proporcionar bem-estar, a tendência também representa uma forma de enxergar o mundo.

“A verdadeira decoração não é combinar a luminária com o tapete, mas transmitir uma ideia. Assim, preparar as residências para expressar as sensações que se buscam com o hygge é fundamental para quem se identifica com esse estilo de vida”, aponta o arquiteto Everton Sentinello, proprietário do Estúdio Sentinello.

Por isso, conforme explica a designer de interiores Larissa Santo, o estilo pode ser aplicado de diversas formas: desde as cores nas paredes até os objetos utilizados para decorar os ambientes, como velas, almofadas e mantas no sofá.

Além disso, o hygge também pode ser incorporado aos mais variados tipos de decoração, já que a ideia central é inserir bem-estar no dia a dia. Contudo, o proprietário do Estúdio Sentinello alerta que é necessário ter cuidado para não descaracterizar o estilo principal escolhido, mas, sim, criar uma harmonia entre ambos.

Sala de estar com janela ao fundo, sofá branco e mesa de centro de madeira
Elementos que prezam o conforto e o aconchego são ideias no conceito hygge (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

Elementos importantes do hygge

Itens que transmitam conforto, leveza e aconchego são essenciais para a construção de uma decoração com o conceito hygge. Por isso, os profissionais indicam o uso de velas (inclusive as aromatizadas), elementos com texturas, luminária com luz esmaecida, objetos com valor afetivo, tapetes macios, cobertores e mantas aconchegantes, almofadas macias, sofás e cadeiras confortáveis.

Além disso, elementos que remetem à natureza também são muito bem-vindos para deixar o ambiente ainda mais agradável. Dessa forma, pode-se incluir na decoração plantas, materiais como lã e madeira. Vale também valorizar a iluminação natural nos espaços.

Poder das cores

As cores também são bastante importantes para inserir o conceito hygge na decoração. Dessa forma, para construir ambientes agradáveis e aconchegantes, os tons mais utilizados são os neutros, pastéis, cinzas, marrons e brancos. Larissa Santo recomenda utilizar as cores cinza e branco para sofás, tecidos e paredes. Os tons pastéis podem ser aplicados em elementos usados para compor a decoração.

Hygge no Brasil

O Brasil tem um clima bastante diferente dos países nórdicos. Na maior parte do território brasileiro, por exemplo, o inverno não costuma ser tão rigoroso. Mas, ainda assim, é totalmente possível aplicar o hygge na decoração residencial — desde que feitos alguns ajustes.

Conforme o arquiteto Everton Sentinello, o calor é um dos aspectos que merecem atenção. “O hygge busca texturas para proteção contra o frio extremo, o que não acontece no nosso caso. Assim, aqui no Brasil deve-se ter cuidado para não criar um ambiente ‘quente’, porque, para nós, o conforto pode estar no ‘fresco’, sem perder o prazer e o toque dos materiais que o hygge prioriza”, afirma.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Edicase
Edicase

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Decoração

5 dicas para aplicar o Feng Shui no quarto do bebê

Técnica milenar ajuda a criar um ambiente seguro, aconchegante e energeticamente saudável

Decoração

6 dicas de decoração para ambientes pequenos

Veja truques para compor um espaço organizado e harmonioso

Decoração, Geral

5 dicas para fazer os ambientes parecerem maiores

Conheça estratégias que podem dar sensação de amplitude aos espaços

Mais notícias

Empregos

Itapema tem vagas urgentes em empresas de diversos setores

Mais de 200 oportunidades estão abertas na cidade, com destaque para vendas, montagem de móveis, contabilidade, e também vagas no exterior

Educação

Ministério da Educação divulga datas de inscrição e provas do Enem 2025

O edital com o valor da taxa de inscrição e demais orientações será publicado nos próximos dias