keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

4 trilhas para fazer de carro em Santa Catarina

Confira as 4 trilhas para fazer de carro em Santa Catarina, passando por lugares incríveis que com certeza deixarão a sua aventura memorável! Se existem os apaixonados por trilhas e longas caminhadas na natureza, existem […]

Confira as 4 trilhas para fazer de carro em Santa Catarina, passando por lugares incríveis que com certeza deixarão a sua aventura memorável!

Se existem os apaixonados por trilhas e longas caminhadas na natureza, existem também os que gostam de percorrer caminhos sinuosos, de difícil acesso e com obstáculos, de carro. Off-road, nome da atividade, traduzido do inglês, significa “fora da estrada” e se refere a vias não asfaltadas.

O chão de terra, a lama, as pedras e os buracos são componentes que deixam a viagem mais emocionante e cheia de aventuras. Isso tudo, é claro, em meio à natureza, onde morros, árvores, rios e cachoeiras formam o cenário perfeito de um passeio off-road.

Qualquer carro pode percorrer um caminho off-road?

Depende. Se você considerar apenas uma estrada de chão de terra, bem assentada, carros com tração apenas em duas rodas conseguem fazer o trajeto. Agora, se o caminho for realmente off-road, com trechos íngremes, pedras, buracos e lama, aí é essencial que seja feito em um veículo com tração nas quatro rodas, um 4×4.

O que a tração faz é distribuir a potência do motor aos quatro pneus do carro, aumentando a capacidade de desempenho e aderência ao solo. Além dela, um veículo off-road é mais alto que os demais, para que possa passar com maior facilidade pelos obstáculos do caminho. A suspensão é reforçada e os pneus são específicos, para garantir igualmente maior aderência.

Caso você não tenha um carro off-road para curtir aventuras, não se preocupe. Há inúmeros destinos em Santa Catarina que podem ser feitos em uma experiência 4×4 contratada com alguma agência turística. Conheça as 4 trilhas para fazer de carro em Santa Catarina.

Cânion do Funil (Bom Jardim da Serra)

Funil Visor Notícias

O Cânion do Funil é um dos três principais cânions de Bom Jardim da Serra. Seu grande destaque fica por conta dos penhascos com formas pontiagudas. Sua extensão total é de dois quilômetros, numa largura que varia de 500 a 1000 metros dependendo do ponto.

Localizado dentro de uma propriedade particular, só é possível acessá-lo junto a um guia ou pedindo autorização ao proprietário, mediante pagamento de taxa. A entrada fica às margens da rodovia SC-390, anexa à subestação da Celesc, em torno de cinco quilômetros depois do Mirante da Serra do Rio do Rastro, para quem está subindo a serra.

Dentro da propriedade onde está o cânion são sete quilômetros de estrada de terra. As condições da via variam de acordo com o clima. Em dias chuvosos, pode haver bastante lama pelo caminho. Outros trechos são mais pedregosos, o que torna o terreno ideal para veículos 4×4.

É possível estacionar o carro a uma distância de 900 metros da borda do cânion, a qual pode ser acessada em uma caminhada. Lá de cima se avista os paredões das encostas e uma formação rochosa no meio do vale que lembra um funil ao contrário, daí o nome.

Caso não queira se aventurar sozinho, agências de turismo de Bom Jardim da Serra têm à disposição passeios de 4×4. Nesse caso, além do transporte e da visita, os guias também falam sobre a fauna e a flora local, a história dos tropeiros na região e dos povos indígenas que por lá viveram. Uma verdadeira aula a céu aberto!

Campos do Quiriri (Campo Alegre)

IMG 1791 Visor Notícias

Campos do Quiriri é um conjunto de montanhas que abrange os municípios de Campo Alegre, Garuva e Joinville, no Norte de Santa Catarina. É uma área bastante procurada por quem gosta de fazer trekking (caminhadas em meio à natureza), acampamento selvagem e, é claro, passeios off-road.

Com aproximadamente 30 cumes, de alturas que variam entre 1.300 a 1.580 metros, em dias de pouca nebulosidade é possível avistar lá do alto várias cidades. Joinville, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul surgem no horizonte em alguns pontos da caminhada pelos campos, assim como se avistam as montanhas da Serra Dona Francisca e a Baía da Babitonga.

O principal acesso até lá é conhecido como “Serrinha do Quiriri”. Do Centro de Campo Alegre são cerca de 55 km. A maior parte da estrada é de terra e está em boas condições. A maior aventura fica por conta dos 6 km finais.

O trecho de subida é bastante íngreme. Em um percurso curto você sai de 900 metros de altitude para 1.300. Além disso, o terreno possui muitas pedras e buracos. Se tiver caído chuva recente, a via fica também lamacenta.

Por isso, apenas carros com tração 4×4 conseguem subir. Outra opção é subir a pé os 6 km finais até o topo dos campos. Neste caso, é possível deixar o carro em alguns dos terrenos descampados da via.

Sem guias de turismo, dá para visitar os campos até o Mirante da Flor e o Camping Quiriri. Para isso, é necessário pagar uma taxa de R$20,00, por meio do site da Travelum, operadora que administra a área.

Para fazer caminhadas mais longas pelos morros e chegar até a Pedra da Tartaruga, só é possível com guiamento por empresas autorizadas. Nesse caso, o pagamento já inclui o transporte até o Quiriri, saindo de Campo Alegre. A pedra é um dos locais mais famosos do Quiriri, de onde se pode enxergar algumas cidades da região.

Mais uma opção turística é fazer o passeio 4×4 com guiamento. Esse é um programa mais contemplativo, normalmente feito no período da tarde, para observação do pôr do sol do alto dos campos. No entanto, é igualmente possível ser feito a qualquer horário.

Morro Santo Anjo (Massaranduba)

morro santo anjo massaranduba 9 Visor Notícias

É do alto dos 830 metros do Morro Santo Anjo, na comunidade de Alto Guarani Açú, que se tem a vista mais bonita de Massaranduba. E não apenas dela, como de outros municípios próximos. É possível enxergar tanto o conjunto de montanhas do Planalto Norte quanto o litoral de Santa Catarina.

A vista do nascer e do pôr do sol é especial. Por vezes de manhã cedo um tapete de nuvens se forma bem à frente do morro e a visão é espetacular. No ponto mais alto do morro, o visitante também encontra uma capela. Algumas pessoas costumam acampar no local, embora não haja estrutura nenhuma de água e luz elétrica. Apenas três patentes estão a disposição dos visitantes.

O caminho até o Morro Santo Anjo é a grande aventura do passeio – inclusive subir até ele é um dos desafios do Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos. São 2,6 km de uma subida bastante íngreme. A maior parte do trajeto é em estrada de terra.

Apenas os 200 metros finais são asfaltados. Além da inclinação da estrada, a via é super estreita, não sendo possível passar dois carros ao mesmo tempo. Sem contar as curvas fechadas pelo caminho.

Por isso, quem curte uma aventura e passeios off-road, já pode incluir esta programação na agenda. Carros com tração em duas rodas até conseguem subir o morro, com alguma dificuldade e dependendo do clima.

Em dias úmidos, o desafio se torna bem difícil e é melhor não arriscar. Esse é um trajeto ideal mesmo para veículos 4×4. O Morro Santo Anjo fica aberto todos os dias da semana sem qualquer cobranla de ingressos para visitação ou acampamento.

Pico da Malwee (Jaraguá do Sul)

pico malwee jaragua Visor Notícias

A propriedade onde está o Pico Malwee fica no bairro do Rio Cerro, a aproximadamente 8 km do Centro de Jaraguá do Sul. O acesso se dá pela Rua Pastor Albert Schneider e depois pela Domingos Vieira.

São cerca de 3 km por estrada de chão do início da segunda rua até o topo do pico. Em meios a morros e muita vegetação, o caminho é bastante estreito e com curvas sinuosas, que requerem atenção. Para quem está acostumado com passeios off-road, o trajeto é mais tranquilo. Entre 15 e 20 min se chega no alto.

Os portões da propriedade ficam abertos todos os dias da semana, das 7h às 18h, com entrada gratuita. Um dos principais atrativos do lugar é a passarela pendente que em sua ponta final possui chão de vidro.

Em dias de boa visibilidade, enxerga-se Jaraguá do Sul, abaixo dos 550 metros de altura. À frente, a vista é para os morros do Vale do Itapocu. O Morro da Antena, que está fechado temporariamente para obras, também pode ser visto com seus quase 900m de altura.

O Pico Malwee conta com uma boa estrutura para quem quer passar o dia ou acampar no loca. O espaço ofe4rece 19 quiosques com churrasqueiras que podem ser usadas sem custo. Há também banheiros com acessibilidade para cadeirantes e com chuveiro por lá.

Cesta de basquete, traves de futebol e balanços estão disponíveis no local. Além de tudo isso, o visitante conta com a companhia de lhamas, pôneis e cavalos, que vivem soltos na propriedade. Programe-se para chegar cedo no Pico Malwee e tornar o seu passeio off-road ainda mais especial, vendo o sol nascer e se expandir em amarelo pelo céu azul em Jaraguá do Sul.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Meteoro luminoso surpreende moradores no Sul do Brasil

Fenômeno pode estar ligado à chuva de meteoros Liríadas; clarão foi visível e estrondo chegou a ser ouvido em algumas cidades

Geral

Luz intensa cruza o céu e intriga moradores de várias cidades de SC

Fenômeno luminoso foi registrado em cidades como Balneário Camboriú e Porto Belo; hipótese de meteoro não está descartada

Geral

Confira o resultado da +Milionária com prêmio de R$ 78 milhões

Apostas simples custam R$ 6 e oferecem prêmio mínimo de R$ 10 milhões

Geral

Rede de gelato inaugura segunda unidade em SC e prepara retorno a Balneário Camboriú

Marca abre nova unidade em São José nesta sexta (25), com gelato free e planos de expansão em Santa Catarina

Geral

Empresa catarinense Smart Air aposta em tecnologia para melhorar a qualidade do ar 

Sediada em Barra Velha (SC), a empresa desenvolve soluções sustentáveis que ajudam a reduzir os impactos da poluição atmosférica na saúde, especialmente em grandes centros urbanos

Mais notícias

Tempo

Frente fria traz chuva e risco de temporais a SC nesta quinta-feira

Instabilidade atinge o estado com risco alto nas áreas de divisa com o Paraná e temperaturas abaixo dos 24°C

Geral

Meteoro luminoso surpreende moradores no Sul do Brasil

Fenômeno pode estar ligado à chuva de meteoros Liríadas; clarão foi visível e estrondo chegou a ser ouvido em algumas cidades