Após um primeiro dia sem definição, o conclave que escolherá o novo papa prossegue nesta quinta-feira (8) com até quatro votações programadas. Na quarta (7), a fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 16h (horário de Brasília) indicou que nenhum dos cardeais obteve os dois terços dos votos — o mínimo necessário para a eleição.
De acordo com o cronograma do Vaticano, os horários previstos para a liberação da fumaça nesta quinta são por volta de 5h30, 7h, 12h30 e 14h. A fumaça branca, sinal de consenso e escolha do novo pontífice, pode surgir em qualquer uma dessas rodadas. Até o momento, sete cardeais brasileiros participam do conclave, incluindo Dom Sergio da Rocha, cotado entre os favoritos pela imprensa internacional.
A expectativa é que o conclave dure até três dias, como ocorreu nas eleições dos papas Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013. Caso não haja definição após três dias de votação, os cardeais interrompem o processo por 24 horas para oração e reflexão.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.