Município obteve R$ 153 milhões no Novo PAC da Saúde para a construção da maternidade
Itajaí se destaca em Santa Catarina ao se preparar para a construção de uma nova maternidade municipal de alta complexidade, um empreendimento financiado com R$ 153 milhões obtidos através do Novo PAC da Saúde. Esta moderna instalação, que será a única do tipo no município, contará com 100 leitos dedicados ao trabalho de parto, incluindo leitos de UTI. Localizada na avenida Adolfo Konder, em frente à rodoviária, a construção está programada para ser licitada e iniciada em 2024, com o objetivo de aliviar a atual demanda concentrada no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, que hoje atende não apenas Itajaí mas toda a região da AMFRI.
Atualmente, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen é o único que oferece partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, atendendo uma vasta região e enfrentando uma alta demanda. Em 2023, dos 3.439 partos realizados na cidade, 842 foram de mulheres residentes em Itajaí, o que sublinha a necessidade de uma estrutura dedicada que possa oferecer um atendimento mais especializado e focado nas necessidades locais.
O projeto da nova maternidade prevê uma infraestrutura de oito mil metros quadrados, equipada com centro cirúrgico e obstétrico, casa da gestante, banco de leite, diagnóstico por imagem, UTI materna e neonatal, além de enfermarias e alojamentos. A proposta da prefeitura é criar um ambiente acolhedor que respeite as escolhas das mulheres, promova o apoio emocional e físico durante o parto e fortaleça o vínculo entre mãe e bebê desde os primeiros momentos. Com isso, Itajaí espera proporcionar uma experiência de parto positiva e saudável para as famílias da região.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.