Veja como consultar, bloquear cobranças indevidas e pedir ressarcimento em caso de fraude nos benefícios previdenciários
A operação “Sem Desconto”, da Polícia Federal, revelou um esquema de fraudes que desviou cerca de R$ 6,3 bilhões do INSS por meio de descontos ilegais aplicados a aposentados e pensionistas. O golpe envolvia associações que cobravam mensalidades sem autorização, muitas vezes sem entregar os serviços prometidos. Para identificar se foi vítima, o beneficiário pode acessar o extrato no site ou aplicativo Meu INSS e verificar se há cobranças de mensalidades associativas desconhecidas.
Caso encontre valores indevidos, é possível solicitar a exclusão dessas cobranças diretamente na plataforma digital do INSS. O processo inclui fazer login com CPF e senha no sistema, acessar o extrato de benefício, localizar o desconto suspeito e solicitar a exclusão. Além disso, o segurado pode registrar reclamação na ouvidoria do INSS (pelo telefone 135 ou na plataforma Fala.br) e denunciar no Portal do Consumidor, o que pode levar à suspensão das entidades envolvidas.
Para obter o ressarcimento dos valores descontados, o segurado deve entrar em contato com a entidade responsável — geralmente um sindicato ou associação — por meio do telefone disponível no holerite. Também pode enviar um e-mail para o INSS e registrar queixa na ouvidoria da instituição. O processo pode ser acompanhado pelo próprio sistema do INSS ou pelo telefone 135. Em caso de dificuldades, é recomendável buscar apoio jurídico especializado em direito previdenciário.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.