O girocóptero, também conhecido como giroplano ou autogiro, é apontado por especialistas em aviação como uma das aeronaves mais seguras do mundo. Leve, estável e com tecnologia baseada na autorrotação, o equipamento permite voos controlados mesmo em caso de falha no motor — o que o diferencia de helicópteros e aviões de pequeno porte.
Segundo a escola de aviação Looping, de Atibaia (SP), o girocóptero utiliza um rotor superior que gira com a força do vento, proporcionando sustentação. A propulsão vem de um motor traseiro com hélice. Essa combinação oferece maior segurança e controle, especialmente em baixas altitudes.
O girocóptero costuma comportar dois ocupantes e tem autonomia de até duas horas com o tanque cheio de gasolina. Com preços que partem de R$ 700 mil, é amplamente usado para voos recreativos, treinamentos e turismo aéreo. Seu projeto remete aos primeiros estudos de Leonardo Da Vinci no século XV, mas o modelo moderno surgiu no início do século XX como uma inovação no setor aeronáutico.
Acidente matou Flavius Neves e aluno
Apesar da segurança atribuída ao girocóptero, um acidente com esse tipo de aeronave causou a morte de duas pessoas na tarde desta segunda-feira (21), na praia de Areias Alvas, entre os municípios de Grossos e Tibau, no litoral do Rio Grande do Norte.
Ainda não há informações sobre quem pilotava a aeronave no momento do acidente. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
O piloto Flavius Neves, de 65 anos, transmitia uma live no TikTok no momento da queda. Ele e o aluno Geraldo Francisco da Silva, de 42 anos, morreram no local. Segundo testemunhas, o girocóptero teria apresentado falha no motor e caiu por volta das 16h30, próximo à faixa de areia.
Flavius era natural de Porto Belo (SC) e tinha 24 anos de experiência na aviação. Fundador do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, ele era conhecido por registrar seus voos nas redes sociais e realizar passeios turísticos pelo Nordeste. A Aeronáutica vai apurar as causas do acidente.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade