keyboard_backspace

Página Inicial

Inusitado

‘Cometa do Diabo’ deve ser visto do Brasil neste domingo

Para uma observação ideal, recomenda-se buscar locais elevados e distantes das luzes das cidades

WhatsApp Image 2024 04 21 at 09.33.35 Visor Notícias
Foto: Wikimedia

Este domingo (21) reserva um espetáculo celeste imperdível para os entusiastas da astronomia em todo o Brasil. O “Cometa do Diabo”, um dos cometas mais brilhantes observados até o momento, estará visível ao anoitecer, marcando sua máxima aproximação ao Sol. Para uma observação ideal, recomenda-se buscar locais elevados e distantes das luzes das cidades.

Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o cometa 12P/Pons-Brooks, como é oficialmente conhecido, adquiriu o apelido intrigante de “Cometa do Diabo” após uma explosão em julho de 2023 que alterou a forma de sua coma, criando uma aparência que lembra chifres.

A melhor oportunidade de visualização do cometa em território brasileiro será neste domingo, quando ele estará mais próximo do Sol e, consequentemente, mais iluminado. Observadores no Nordeste do país já registraram sua presença desde o início de abril, mas agora, ele poderá ser visto em todas as regiões.

Embora a observação a olho nu ainda não seja certa, devido à proximidade do cometa com o Sol e à poluição luminosa, especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo, o uso de aplicativos de observação astronômica pode enriquecer a experiência. Ferramentas como Star Walk 2 e Sky Tonight ajudam na localização de corpos celestes, incluindo o 12P/Pons-Brooks, orientando os usuários sobre onde e quando olhar.

Portanto, prepare seus binóculos e aplicativos e não perca a chance de testemunhar este raro fenômeno celeste.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: G1

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Inusitado

Tinder cria caminhão de lixo para descartar lembranças de ex-relacionamentos

A ação, chamada "Move On", nasceu de uma pesquisa que mostrou como o ato de jogar fora lembranças do passado é visto por muitos como um gesto de bem-estar

Inusitado

Carro misterioso é achado intacto em navio da 2ª Guerra no fundo do mar

Veículo foi localizado no Pacífico; ainda é um mistério como o automóvel foi parar dentro do navio afundado há mais de 80 anos

Inusitado

Carta psicografada de Beto Carrero traz recado emocionante a Renato Aragão

A carta, de aproximadamente 10 minutos, aborda reflexões sobre a vida, a vaidade, o desencarne e a dificuldade de desapego após a morte

Inusitado

Fungo da série The Last of Us da HBO existe na vida real

Na natureza, esse parasita infecta insetos, como formigas, assumindo o controle de seus corpos e levando-os à morte

Inusitado

Homem pinta galinha de verde para vender como papagaio em site de e-comerce

Tentativa de fraude viralizou na internet: "se náo entende de papagaio não se meta no negócio"

Mais notícias

Segurança

Câmeras de segurança flagram homem furtando fios de obra no Centro de Itapema

Crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira (12), próximo ao túnel da marginal

Segurança

Homem joga gasolina e tenta atear fogo na ex em posto de combustíveis no Vale do Itajaí

Vítima estava trabalhando na loja de conveniência do posto quando agressor invadiu o local com um balde de gasolina