keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Comércio de SC cresce mais que o dobro da média do país durante o primeiro trimestre

Varejo catarinense cresceu 6,3% no 1º trimestre de 2025

economia varejo sc Visor Notícias
Foto: Divulgação/SECOM

Santa Catarina registrou a segunda maior alta nas vendas do comércio varejista do país no primeiro trimestre de 2025, com crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho catarinense ficou atrás apenas do Amapá (11,6%) e bem acima da média nacional, que foi de 1,2%, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta semana.

O governador Jorginho Mello atribuiu o bom resultado à geração de empregos, ao ambiente favorável aos negócios e ao aumento da renda da população. “Santa Catarina é lugar de oportunidade, com gente trabalhadora e um governo que apoia o empreendedorismo. Com mais dinheiro na mão, o catarinense vai às compras e movimenta o comércio de todo o estado”, destacou.

Com o melhor desempenho da região Sul, SC superou Rio Grande do Sul (4,8%) e Paraná (1,2%), além de estados como Espírito Santo (3,9%), Minas Gerais (1,8%), São Paulo (0,2%) e Rio de Janeiro (-2,7%).

Consumo das famílias impulsiona alta

Segundo o IBGE, nove dos 11 segmentos do comércio varejista registraram crescimento em SC. Os destaques foram artigos de uso pessoal e doméstico (17,2%), vestuário e calçados (9,9%), móveis e eletrodomésticos (7%) e supermercados (6,5%). Também houve alta na venda de medicamentos (5,8%) e combustíveis (4,6%).

Por outro lado, as vendas de livros, jornais e papelaria caíram 3,5%, e os setores de informática e comunicação recuaram 10,3%.

Comércio varejista ampliado também cresce

No comércio varejista ampliado, que inclui mais setores, o desempenho também foi positivo. As vendas de materiais de construção cresceram 9,7%, enquanto o setor de veículos, motos e peças avançou 9,1%. O único recuo foi no atacado, com queda de 0,4%.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou que o cenário positivo é resultado do aumento de 14% na renda em 2024 e dos investimentos que o estado tem atraído. “Santa Catarina tem mão de obra qualificada, portos eficientes e apoio governamental. Não por acaso, somos a economia que mais cresce no país”, afirmou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Ferrovia que ligará Araquari a Navegantes de 1,7 bilhão pode avançar para parceria público-privada

Projeto executivo da ferrovia está em fase final e deve ser concluído até o fim deste ano

Economia

Pedidos de reembolso ao INSS superam 1 milhão

Segurados contestam descontos não autorizados por entidades; Polícia Federal investiga possíveis fraudes

Economia

Porto de Itajaí fatura R$ 64,4 milhões no primeiro quadrimestre de 2025

Resultado se aproxima do total de 2024 e deve ser superado ainda no primeiro semestre, segundo a superintendência

Economia

Mais de 1 milhão de catarinenses ainda não declararam Imposto de Renda

Faltando 15 dias para o fim do prazo, Receita alerta para risco de multa mínima de R$ 165,74 por atraso

Economia

Túnel entre Itajaí e Navegantes terá 29 metros de profundidade; confira fotos

Projetos inéditos entre Itajaí e Navegantes e entre Santos e Guarujá prometem transformar o transporte urbano com obras bilionárias

Mais notícias

Saúde

Cidade do Sul de SC confirma primeira morte por dengue

Boletim aponta 19 casos autóctones e 73 notificações no município; agentes reforçam ações de combate ao mosquito

Meio Ambiente

SC tem redução de quase 40% no desmatamento entre 2023 e 2024

A queda registrada em Santa Catarina também foi superior à média nacional