O comércio varejista de Santa Catarina registrou crescimento de 8,3% em janeiro, comparado ao mesmo período de 2024, conforme dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (14). Esse é o melhor desempenho para o mês em seis anos e supera a média nacional de 3,1%. No ranking dos estados, SC ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Amapá (14,3%) e Rio Grande do Sul (10,8%), superando estados como Minas Gerais (4,2%), Paraná (4%) e São Paulo (2,2%).
Os setores que mais impulsionaram o crescimento foram eletrodomésticos (11,4%), combustíveis e lubrificantes (8,2%) e supermercados e hipermercados (7,9%). Outros segmentos que tiveram alta foram artigos farmacêuticos (7,5%) e tecidos, vestuário e calçados (7,4%). Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o turismo intenso no estado foi um dos fatores que impulsionaram as vendas, além do ambiente seguro para empreendedores.
No comércio varejista ampliado, que inclui outros segmentos, também houve crescimento. As vendas de veículos, motocicletas, peças e partes subiram 10,2%, enquanto os materiais de construção registraram alta de 5,4%. O setor atacadista também teve avanço de 2,3% em relação a janeiro do ano passado.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.