Itapema começa nesta quinta-feira (15) a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos. A aplicação será feita exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, localizada na avenida Governador Celso Ramos, 534, e seguirá enquanto durarem os estoques.
A imunização será por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.
O município recebeu 960 doses do imunizante, suficientes para vacinar 480 pessoas desse público-alvo, já que o esquema vacinal prevê duas aplicações por pessoa, com intervalo de três meses entre as doses. A distribuição foi feita pelo Governo do Estado, com base na estratégia nacional do Ministério da Saúde, que prioriza a faixa etária com maior incidência de casos e risco de complicações. A orientação é que pais e responsáveis levem os adolescentes o quanto antes para receber a vacina.
A proteção só é considerada completa após a segunda dose. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de retorno à unidade no prazo correto para a conclusão do esquema vacinal.
A ampliação da vacinação para outras faixas etárias depende da disponibilidade de doses e de novas orientações do Ministério da Saúde. Enquanto isso, as demais estratégias de prevenção — como controle do mosquito, fumacê, mutirões de limpeza e ações educativas — continuam sendo aplicadas para toda a população.
Foto: Getty Images
Além de Itapema, Balneário Camboriú também inicia nesta quinta-feira a vacinação gratuita contra a dengue. A imunização estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacinação no município.
Balneário Camboriú recebeu 1.390 doses da vacina, quantidade suficiente para imunizar 695 pessoas. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a distribuição será proporcional ao número de pacientes cadastrados dentro da faixa etária.
Até o dia 9 de maio, a cidade havia registrado 360 casos de dengue, sendo 172 autóctones, quatro importados, 148 indeterminados e 36 em investigação.
Confira as UBSs com sala de vacinação em Balneário Camboriú:
UBS Central – Rua 1500, nº 1100
UBS Barra – Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n
UBS São Judas – Rua Maurício Venâncio Cunha, 130
UBS Nova Esperança – Rua Boa Vista, s/n
UBS Vila Real – Rua Dom Abelardo, nº 400
UBS Municípios – Rua Alfredo Wagner, s/n
UBS Nações – Rua Marshal, 180, esquina com Rua Itália
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade