keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Combate ao estresse: fatores emocionais são gatilho para doenças de pele

O cenário “ansioso” e “estressado” do Brasil está posto há anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país foi o mais ansioso e estressado do mundo em 2019. Estes números aumentaram consideravelmente por […]

As principais doencas na pele relacionadas ao estresse sao as dermatites acne psoriase vitiligo e queda capilar Visor Notícias

O cenário “ansioso” e “estressado” do Brasil está posto há anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país foi o mais ansioso e estressado do mundo em 2019. Estes números aumentaram consideravelmente por conta da pandemia de Covid-19. Dados indicam que cerca de 49% das pessoas que realizaram exames médicos no primeiro semestre de 2022, por exemplo, indicavam sintomas de estresse. Embora não seja uma doença, o estresse excessivo pode desencadear diversos problemas, inclusive na pele.

A médica cirurgiã geral, pós-graduada em Dermatologia e Tricologia, Carol Berger, de Florianópolis, aponta que o maior órgão do corpo humano, a pele, bem como seus anexos, ou seja, cabelos e unhas, também tem sofrido bastante com o estresse. “Quando estressado, nosso corpo desprende hormônios, como o cortisol e a adrenalina, na corrente sanguínea. Este processo desencadeia uma cascata de liberação de citocinas inflamatórias e pró-inflamatórias, o que culmina no estresse oxidativo do organismo”, explica a especialista.

A medica catarinense Carol Berger alerta para doencas de pele causadas ou agravadas pelo estresse Foto Divulgacao Visor Notícias
A médica catarinense Carol Berger alerta para doenças de pele causadas ou agravadas pelo estresse

médica esclarece que as principais doenças na pele relacionadas ao estresse são as dermatites, acne, psoríase, vitiligo e queda capilar. De acordo com ela, o estresse crônico também favorece o envelhecimento precoce. “Isso acontece por conta do excesso de radicais livres, que tem o potencial de quebrar as fibras colágenas que dão sustentação, turgor e elasticidade à pele”, acrescenta Carol Berger.

Tratamento ocorre de forma tópica e oral

A médica catarinense pondera que é preciso atenção na hora de identificar um quadro causado por estresse ou apenas por uma “coceira”. Segundo ela, geralmente quando a causa é o estresse, cessado o evento estressor, o quadro se resolve. 

medica especialista aponta causas e tratamentos para problemas no maior orgao do corpo Visor Notícias

especialista em Dermatologia destaca que há diversas possibilidades de tratamento pelos problemas causados por estes gatilhos emocionais. “Se pensarmos no ponto de vista da coceira e vermelhidão da pele, existem várias formulações tópicas (cremes, pomadas, loções) que contêm substâncias calmantes, antipruriginosas e anti-inflamatórias que podem ser usadas. Esta escolha depende da gravidade e extensão da dermatite, além, é claro, da localização”, soma a profissional.

Contudo, a médica relembra que, dependendo da condição desencadeada pelo estresse, baseado sempre no quanto isto afeta a qualidade de vida do paciente, são necessárias medicações sintomáticas orais, para a coceira e lesões. “Indicamos, então, anti-histamínicos, corticoides orais, ou até mesmo medicações ansiolíticas e antidepressivas, com o acompanhamento de um médico psiquiatra e sessões de psicoterapia”, recomenda.

No Dia Mundial de Combate ao Estresse medica alerta para o impacto dos niveis de estresse na saude da pele Visor Notícias
As principais doenças na pele relacionadas ao estresse são as dermatites, acne, psoríase, vitiligo e queda capilar

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal Visor Notícias desde 2022.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Entenda os riscos do frio para a saúde cardiovascular

Cuidados com a pressão arterial e o coração devem ser redobrados no outono e no inverno

Saúde

Veja as causas e os sintomas da artrite séptica no joelho

A doença causada por bactérias é uma urgência ortopédica que requer atenção

Saúde

Veja o papel da dieta saudável no alívio de dores crônicas

Médicos explicam a importância de uma boa alimentação para melhorar a qualidade de vida

Saúde

8 benefícios da vitamina B6 para a saúde

Farmacêutica explica a importância desse macronutriente para o funcionamento adequado do organismo

Saúde

4 dicas para evitar a compulsão alimentar

Médico ensina hábitos para ajudar a ter uma relação equilibrada com a comida

Mais notícias

Segurança

Entregador conta como ovos de Páscoa envenenados chegaram às vítimas

Mototaxista contou como fez a entrega dos ovos envenenados a mando da suspeita

Segurança

Acordo inédito entre facção criminosa e bicheiros termina com 5 prisões em SC

Operação cumpre mandados na Grande Florianópolis e no Rio Grande do Sul para investigar esquema de tráfico e jogos ilegais