keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Com um mês para o verão, SC tem aumento no número de praias impróprias para banho

O estudo mostra que 68% das áreas analisadas estão próprias para banho, uma queda em relação aos 77,64% da semana anterior

Imagem mostra praia de perto com foco em ondas do mar
Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom

Um mês antes da chegada do verão, um relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina na última sexta-feira (17) indica uma diminuição na qualidade das águas das praias do estado. O estudo mostra que 68% das áreas analisadas estão próprias para banho, uma queda em relação aos 77,64% da semana anterior.

De acordo com o IMA, o banho de mar é desaconselhado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, pois podem levar contaminantes para o mar. Com a chegada do verão em 22 de dezembro, o IMA intensificará o monitoramento das praias, realizando verificações semanais até março, enquanto no restante do ano, as análises são mensais.

O relatório do IMA abrange coletas de água em mais de 100 praias e balneários ao longo de 27 cidades litorâneas catarinenses. Na análise mais recente, realizada de 13 a 17 de novembro, 76 pontos foram classificados como impróprios para banho, enquanto 161 locais foram considerados seguros.

Acesse o mapa da balneabilidade: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/#

Itapema e Porto Belo

Em Itapema, seis pontos foram classificados como próprios e quatro como impróprios para banho. Os pontos 03 e 05, localizados nas ruas 227 e 205, respectivamente, e o ponto 10 na Praia do Porto, foram alguns dos locais listados como impróprios para banho. Por outro lado, pontos como 01, 02, 04, 07, 08 e 09, que se espalham pelas ruas 113, 149, 319, 129 E1 – sul do rio Bela Cruz, 261 e 163, respectivamente, receberam a classificação de próprios e estão liberados para os banhistas.

As praias de Porto Belo, em Santa Catarina, apresentam condições variadas para banhistas. Os resultados indicam que das seis áreas monitoradas, quatro estão próprias para banho e duas foram consideradas impróprias.

As praias de Perequê nos pontos 04 e 05, na rua Rubens Alves e rua Almirante Fonseca Neves, e as praias de Porto Belo nos pontos 01 e 06, na rua Manoel Felipe da Silva Neto e rua Capitão Gualberto Leal Nunes, estão liberadas para os frequentadores. No entanto, os pontos 03 e 02 das praias de Perequê e Porto Belo, respectivamente, foram classificados como impróprios, o que requer atenção dos visitantes e moradores locais.

image 8 Visor Notícias
Praias de Itapema e Porto Belo/Relatório de Balneabilidade do IMA

Outras praias da região

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 69 estão aptos para banho, representando 79,31% do total.

Em contraste, Balneário Camboriú, que espera receber 2 milhões de turistas no verão, apresentou sete pontos próprios e oito impróprios entre as cinco praias verificadas. Notavelmente, na Praia Central, sete dos dez pontos estão impróprios.

image 7 Visor Notícias
Praias de Balneário Camboriú

Palhoça, por sua vez, mostra apenas um ponto próprio entre os sete analisados. Em São Francisco do Sul, dos nove pontos verificados, dois foram declarados impróprios.

Critérios de balneabilidade das praias catarinenses

Na avaliação das condições de balneabilidade das praias em Santa Catarina, as amostras são analisadas de acordo com o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Esse padrão estabelece a quantificação dos coliformes totais e da bactéria Escherichia coli como base para a classificação.

Para ser classificado como “PRÓPRIO” segundo a Resolução Conama nº 274, um ponto deve apresentar, em pelo menos 80% das amostras recolhidas nas cinco semanas anteriores, uma contagem máxima de 800 Escherichia coli a cada 100 mililitros de água. Por outro lado, um ponto é rotulado como “IMPRÓPRIO” caso mais de 20% das amostras excedam esse limite ou se a última amostra coletada contiver mais de 2000 Escherichia coli por 100 mililitros. Essas diretrizes são aplicadas para garantir a segurança e saúde dos banhistas que frequentam as praias do estado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: g1 e IMA

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Cobrança da TPA em Bombinhas termina nesta terça-feira

Postos de atendimento em Bombas e Zimbros seguem abertos até 30 de abril para regularização e esclarecimento de dúvidas

Meio Ambiente

Santa Catarina discute preservação ambiental com a criação do Banco de Obras Costeiras

Plataforma vai reunir informações técnicas para apoiar ações de preservação do litoral catarinense

Meio Ambiente

Itapema recebe última etapa do Jogue Limpo com o Meio Ambiente

Ação promove educação ambiental e encerra ciclo de verão no litoral

Meio Ambiente

Maior evento de observação de aves do mundo terá expedição marítima especial em Balneário Camboriú

A ação que partirá do Atracadouro Barra Sul acontece em 10 de maio, com vagas limitadas

Meio Ambiente

Quase duas toneladas de lixo são retiradas dos mares em ação ambiental em Porto Belo

O Projeto Limpeza dos Mares passou pela Praia do Centro, Costão das Vieiras e Caixa D’Aço

Mais notícias

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas

Segurança

Homem é preso após furtar fios de obra e tentar fugir em Porto Belo

Suspeito abandonou o material e correu por 600 metros ao ver a polícia; furto foi registrado por câmeras de segurança no local da construção