Com a chuva persistente na região, a Defesa Civil de Santa Catarina já está monitorando diversas cidades. Nas próximas 24 horas a estimativa é que a precipitação fique entre 100 a 250 milímetros. Com o alto volume de chuvas, um abrigo já está disponível em Itapema, no Salão da Capela Cristo Rei, no bairro Morretes, para caso houver necessidade. A informação foi divulgada pelo Cabo Motta, diretor da Defesa Civil do município.
O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) com representantes de todas as secretarias do Governo Municipal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros seguem em alerta. Em caso de urgência e emergência população pode entrar em contato com a da Defesa Civil no 199 e o (47) 99186-8200. Já o Corpo de Bombeiros o telefone é o 193.
Na tarde desta terça-feira (9), o Corpo de Bombeiros Militar também informou que organiza equipes para caso de acionamento por conta de ciclone, que ficara em atuação no Estado até sexta-feira (12). Apesar de não haver, até a tarde desta terça, nenhum acionamento operacional que esteja fora da rotina das equipes de plantão, o Subcomando-Geral da corporação, que é responsável pela parte operacional e que está acompanhando a situação, iniciou preventivamente o protocolo de acionamento das equipes de Forças-Tarefa (FTs) do CBMSC.
Situação atual:
A previsão indica grandes volumes de chuva, vendavais, além de ressaca, o que pode ocasionar alagamentos, enxurradas, deslizamentos e ainda quedas de árvores, destelhamentos. As equipes de Força-Tarefa dos batalhões do litoral já passaram do estado de alerta, em que possuem o conhecimento da situação para o estado de sobreaviso. Ou seja, todos os integrantes das FTs estão sabendo que podem ser acionados para o estado de prontidão a qualquer momento, dependendo da evolução da situação.
Encontram-se em estado de sobreaviso as equipes do litoral, ou seja: FT 01 (Batalhão de Florianópolis); FT 03 (Batalhão de Blumenau); FT 04 (Batalhão de Criciúma); FT 07 (Batalhão de Itajaí); FT 08 (Batalhão de Tubarão); FT 10 (Batalhão de São José); e FT 13 (Batalhão Balneário Camboriú). A ativação é gradativa, em caso de necessidade. Na última situação extrema, em maio de 2022, foi a primeira vez em que um grande número de Fts foi acionado ao mesmo tempo: foram 09 equipes
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade