A 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú, esclareceu que a região não ficou sem atendimento aéreo durante a temporada de verão, que se estende de dezembro de 2023 a março de 2024. Embora o helicóptero Águia 07 tenha enfrentado uma parada devido a uma pane no motor, a PMSC possui uma aeronave reserva e conta com o suporte de cidades vizinhas, como Joinville e Florianópolis, para atendimentos de emergência.
A região continua sendo atendida
O Batalhão de Polícia Militar enfatizou que, apesar da manutenção do Águia 07 devido à pane no motor, a informação de que a região ficou desprovida de atendimento aéreo ao longo da temporada não é precisa. O Águia 04, por exemplo, prestou apoio em uma situação de emergência em Penha no dia 5 de fevereiro, resgatando um idoso desaparecido há quatro dias em uma área de mata.
Entenda oque aconteceu com o Águia 07
O Águia 07 apresentou uma falha em dezembro, sendo submetido a reparos que, infelizmente, não solucionaram completamente o problema no módulo do motor, resultando na ativação da garantia do serviço. Desde então, esforços estão sendo direcionados para realizar os reparos necessários e restabelecer os serviços o mais rápido possível. Durante esse período, o atendimento aéreo está sendo assegurado pelas bases de Florianópolis e Joinville, e também por meio do rodízio de aeronaves para cobrir a área.
A PMSC possui quatro aeronaves próprias, das quais duas, Águia 02 e Águia 07, estão em manutenção, sendo a primeira por motivos preventivos e a segunda por razões corretivas e preventivas. Além disso, a PMSC utiliza um helicóptero locado para suprir a demanda da estação de verão, totalizando três helicópteros operacionais. As obras do Hangar estão em andamento, com previsão de início do estaqueamento neste mês.
Durante a operação verão, as aeronaves das bases de Joinville, Florianópolis e Lages cobriram o atendimento na região. Em fevereiro, a aeronave Águia 4 permaneceu constantemente em Balneário Camboriú. A PMSC informou que ainda não há uma data definida para o retorno do Águia 07, devido à origem europeia de muitos componentes, peças e motor, que dependem do processo de importação, acarretando em um tempo considerável.
Apesar disso, a previsão otimista é de que o Águia 07 retome as operações na primeira quinzena de março. A PMSC destaca que suas aeronaves atendem no conceito multimissão, abrangendo asas fixas e rotativas, bem como meios aéreos não tripulados, buscando otimizar o uso de recursos tecnológicos para cumprir missões de maneira eficiente.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.