keyboard_backspace

Página Inicial

Inusitado

Com 71 anos, catarinense viaja sozinho pelo país a bordo de um Fiat Uno 1992

Nilton Brini passou a vida inteira trabalhando como caminhoneiro, mas a paixão pelas estradas falou mais alto que a aposentadoria

Com 71 anos catarinense viaja sozinho pelo pais em um Fiat Uno 1992 Easy Resize.com Visor Notícias
Divulgação Redes Sociais

O catarinense Nilton Brini, de 71 anos, não deixou a paixão pelas estradas diminuir após se aposentar. Segundo informações do Portal UOL, apesar de ter encerrado sua carreira de caminhoneiro após décadas, viajando por todos os cantos do Brasil, do litoral ao interior, das pequenas às grandes cidades do país, ele remodelou um Fiat Uno de 1992 que estava encostado na garagem de sua própria residência, em Blumenau, transformando-o em sua casa sobre rodas, apelidada carinhosamente de “Trovão Vermelho”.

”Há oito anos, peguei o Uno e comecei a viajar sozinho com ele. E não parei mais”

nilton brini de 71 anos viaja sozinho pelo pais a bordo de um fiat uno 92 Visor Notícias
Divulgação Redes Sociais

Este veículo equipado com colchão, geladeira pequena, cortinas e itens de cozinha, tornou-se o parceiro perfeito para suas aventuras solo pelo país. “Com o Trovão, viajei por lugares como as praias de Santa Catarina, a região da Serra da Canastra (MG), o interior de São Paulo e o litoral do Espírito Santo. Dormia dentro do carro e, no dia seguinte, seguia viagem. Mas depois de milhares de quilômetros rodados, comecei a sentir necessidade de ter mais espaço”, compartilha Nilton.

Carreta acoplada

A busca por conforto levou Nilton a expandir seu espaço, acoplando uma carreta ao seu Fiat Uno há dois anos. Este novo compartimento inclui uma cama, uma televisão e um vaso sanitário portátil, proporcionando mais comodidade durante suas jornadas. Ele descreve o prazer de estacionar em locais pitorescos e desfrutar das refeições sob o toldo da carreta, admirando a paisagem. A liberdade de viajar sozinho, segundo ele, é um dos maiores prazeres que a estrada oferece.

”Quando começo a dirigir, não paro. Faço mais de 400 km por dia. Minhas viagens chegam a durar mais de um mês, não tenho um destino certo. Escolho uma direção e vou. Estaciono nos lugares que acho mais bonitos.”

Nilton revela que prefere viajar por áreas naturais do Brasil, especialmente pela região montanhosa do interior de Santa Catarina. Para pernoitar, ele escolhe locais que considera seguros, geralmente estacionamentos de postos de combustível ou áreas naturais afastadas dos centros urbanos.

“Estive recentemente na Argentina com o Trovão Vermelho. Mas prefiro viajar dentro do Brasil. Nosso país é um paraíso. Há muita coisa para ver por aqui”, relata Nilton, orgulhoso.

‘Perrengues’ na estrada

No final de 2023, Nilton enfrentou um desafio durante suas viagens: um problema no motor do seu fiel Trovão Vermelho, em uma área isolada no interior do Rio Grande do Sul.

“Fiquei parado em uma estrada no meio do nada, a muitos quilômetros de distância de qualquer cidade. Estava muito calor, fiquei preocupado. Mas, por sorte, passou um carro e o motorista avisou um mecânico na cidade mais próxima, e ele foi lá me salvar.” alega Nilton.

Após o conserto, Nilton retornou à sua residência em Blumenau. No entanto, o incidente não diminuiu seu entusiasmo pelas estradas, reforçando sua paixão por explorar novos destinos. “Em breve, quero ir para Foz do Iguaçu ver as cataratas”, relata.

Uma fonte de inspiração para outros viajantes

Sua influência se estende além das estradas: em uma de suas viagens, um homem o abordou, lhe dando um abraço e chorando;

“Ele disse que havia passado por uma grande depressão, mas que, após conhecer minha história no Instagram, se sentiu inspirado para repensar sua vida e buscar melhorias.”

Seu relato revela não apenas uma história de aposentadoria ativa, mas também uma fonte de inspiração para quem sonha em descobrir o Brasil de uma maneira única e econômica. Aventure-se nas histórias de Nilton e descubra como ele reinventou sua vida pós-aposentadoria, mantendo vivo seu amor pela estrada.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Portal UOL

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Inusitado

Tinder cria caminhão de lixo para descartar lembranças de ex-relacionamentos

A ação, chamada "Move On", nasceu de uma pesquisa que mostrou como o ato de jogar fora lembranças do passado é visto por muitos como um gesto de bem-estar

Inusitado

Carro misterioso é achado intacto em navio da 2ª Guerra no fundo do mar

Veículo foi localizado no Pacífico; ainda é um mistério como o automóvel foi parar dentro do navio afundado há mais de 80 anos

Inusitado

Carta psicografada de Beto Carrero traz recado emocionante a Renato Aragão

A carta, de aproximadamente 10 minutos, aborda reflexões sobre a vida, a vaidade, o desencarne e a dificuldade de desapego após a morte

Inusitado

Fungo da série The Last of Us da HBO existe na vida real

Na natureza, esse parasita infecta insetos, como formigas, assumindo o controle de seus corpos e levando-os à morte

Inusitado

Homem pinta galinha de verde para vender como papagaio em site de e-comerce

Tentativa de fraude viralizou na internet: "se náo entende de papagaio não se meta no negócio"

Mais notícias

Geral

Conheça as legislações da Câmara de Itapema voltadas aos direitos das mães

Projetos tratam de saúde, educação, infraestrutura e apoio emocional

Segurança

Marido mata mulher, mente para a polícia mas confessa crime no Sul de SC

Vítima de 47 anos foi assassinada dentro de casa; companheiro está preso por feminicídio