A colheita da soja na Serra Catarinense deve apresentar crescimento significativo em 2024, com previsão de aumento de 28% na produção em comparação ao ano passado. De acordo com estimativa da Epagri/Cepa, a região deve colher 337 mil toneladas, frente às 262 mil registradas em 2023 — o segundo maior crescimento percentual do estado, atrás apenas da região de Rio do Sul, que deve atingir 35%.
A colheita da safra 2024/25 começou na primeira quinzena de março e deve seguir até maio. Até o momento, cerca de 45% da soja já foi colhida na região. Os maiores produtores da Serra são Otacílio Costa (55 mil toneladas), Lages (53 mil) e Campo Belo do Sul (49 mil).
Além do volume colhido, a produtividade da lavoura deve crescer 32%, enquanto a média estadual aponta aumento de 9%. “Apesar da estiagem em janeiro, os dados são promissores”, afirma Adelina Cecília de Andrade Berns, engenheira-agrônoma da Epagri. Em todo o estado, a produção estimada é de 3,1 milhões de toneladas, 12% superior ao ano anterior.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.