A indústria automobilística tem sido um dos principais motores do desenvolvimento da sociedade. Desde a invenção dos automóveis no final do século XIX, revolucionou a forma como as pessoas vivem. Com o passar do tempo, a produção em massa de veículos impulsionou a economia global, gerando milhões de empregos, estimulando a inovação tecnológica e fomentando a criação de infraestrutura.
E tem moldado o modo de vida moderno e continua a evoluir em um mundo em constante transformação. O Classic Car Show celebra o Dia do Automóvel (13) com curiosidades sobre modelos do acervo em Balneário Camboriú (SC).
Foto: Divulgação
Pódio dos 5 dos carros mais velozes:
1° lugar – Ford Mustang Fastback 1966
Na primeira posição do ranking, com seus 289 cavalos de potência, fazia de 0 a 100km/h em 5,2 segundos: o impressionante Ford Mustang Fastback 1966. Esse ano representou a consolidação do Mustang de primeira geração no mercado americano. O nome remete a raça de cavalos selvagens Mustang, conhecida pela força, resistência e rapidez. A versão Fastback se destacou por sua traseira inclinada e esportiva, que melhorava a aerodinâmica e dava ao carro uma aparência mais agressiva e moderna. O modelo se tornou bastante popular em séries de TV e filmes da época.
2° lugar – Corvette C3 Stingray 1974
Medalha de prata! Com 270 cavalos de potência O Stingray de 1974 era capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Foi nesse ano passaram a ser equipados com barras de proteção lateral devido a novas regulamentações de segurança. O modelo possui também a versão targa, que oferece a opção de teto parcial removível, de maneira a deixar a mostra a barra contra capotamentos. O Stingray continuou sendo associado a um dos carros mais desejados e icônicos do mundo, representando um símbolo de estilo e performance.
3° lugar – Ferrari 308 GTSI 1982
Sucesso dentro e fora das telas! Esse modelo, com motor V8 de 3.0 litros e injeção eletrônica, atingia uma velocidade de até 240 km/h. Foi um dos modelos mais emblemáticos da montadora, ficou mundial e eternamente famosa como o carro do detetive Thomas Magnum, da série de TV Magnum (1980–1988). Como muitos carros com motor central-traseiro, o compartimento de bagagem fica na frente do carro – onde normalmente é o motor em carros convencionais.
4° lugar – Corvette C1 de 1959
Com motor de 283 polegadas cúbicas (4,6 litros), podia atingir uma velocidade máxima de 220 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6 segundos. Apesar de não ter tido uma boa estreia devido ao alto preço, o primeiro grande esportivo genuinamente norte-americano é hoje o carro há mais tempo produzido continuamente, desde 1953 até os dias atuais.
O design foi desenvolvido com base nos esportivos europeus e teve seu nome inspirado na embarcação de guerra britânica, “Corveta”. O Corvette C1 de 1959 é uma verdadeira joia da indústria automobilística, pertence à primeira geração do Corvette produzida entre 1953 e 1962. E combina estilo clássico com performance esportiva, sendo um símbolo do glamour e da ousadia dos anos dourados.
5° Lugar – Lincoln Continental de 1966
Do luxo a tragédia! Equipado com o motor V8 de 7 litros, tinha uma velocidade máxima de aproximadamente 185 km/h e atinge 100 km/h em cerca de 11 segundos. O modelo tornou-se símbolo da presidência americana e ficou associado a ela. Isso porque o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, desfilava no modelo em Dallas, no Texas, em 1963 quando foi assassinado. O interior do Lincoln 1966 é luxuosíssimo: bancos elétricos, ar-condicionado (opcional), vidros elétricos, rádio AM/FM com busca automática e acabamento em madeira e couro.
Tempo X Tamanhos X Telas
Os carros mais antigos do acervo do Classic Car Show, são: Willys Overland Whippet – 1926, batizado em homenagem a raça de cães Whippet. Ford Model A Roadster – 1929, Ford Model 74 Roadster – 1937, Packard Le Baron – 1937 e o Rolls-Royce Wraith Town Car – 1939, um dos preferidos da família real britânica. Os carros antigamente se destacavam pelo designer, pelas cores e pelo tamanho. O maior no museu em Balneário é o Cadillac Eldorado 1959 com 5,71m de comprimento, Elvis Presley era o maior fã, além de ter vários presenteava os amigos com Cadillacs. E o menor é o BMW Isetta, considerado um microcarro com somente 1,34 metros de largura.
E os carros também sempre foram símbolo de modernidade, ostentação e poder. O Classic tem na coleção alguns modelos de clássicos iguais aos que fizeram sucesso nas telas: Ferrari 308 GTSI 1982 do seriado de tv Magnum – década de 80. O Mini Cooper amarelo usado no seriado de tv Mr Bean – década de 90. E o Corvette rosa da Barbie, usado no filme live-action da boneca em 2023.
Dos carros mais antigos, que revelam o início da engenharia sobre rodas, aos gigantes que impressionam pelo tamanho e potência, cada um deles representa um capítulo único na evolução do automóvel. São verdadeiras máquinas do tempo, que continuam a fascinar entusiastas e a inspirar novas gerações.
Sobre o Classic Car Show
Uma visita aos clássicos que fizeram história você só vai encontrar no Classic Car Show! A história do automóvel é contada em uma timeline e os carros estão expostos em ordem cronológica. É uma verdadeira viagem ao passado, o acervo contempla mais de 30 veículos das décadas de 1920 a 1980, como: Rolls Royce, Ferrari (modelo do seriado Magnum), Corvette, Mustang, os apaixonantes Cadillacs, entre outros.
O carro mais antigo é o Whippet de 1926, na época o menor carro da América, que mais tarde foi adaptado para corridas automobilísticas. Um dos maiores é o Cadillac de 1959, conversível, vermelho, medindo 5,71m de comprimento. Conta também com área de jogos, com autorama gigante – os adultos vão lembrar de quando eram crianças – mas, o melhor é que podem correr! Tem ainda simulador de corrida (o mesmo usado para treinamento de pilotos) e cinema 3D com realidade virtual. Revisite o passado!
Tour Virtual
O Classic inovou e trouxe uma super novidade para uma experiência ainda mais completa: Tour Virtual, com uso de tecnologia agora os visitantes podem conhecer o interior dos carros. Além de apreciarem a beleza e o designer exterior dos clássicos, por meio de um QRCode acessam por dentro essas máquinas incríveis. Basta mirar a câmera do celular no código que consta na placa em frente cada veículo, escolher o idioma entre: português, inglês, ou espanhol e pronto, conteúdo na tela na palma da mão! São imagens em 360 graus, o visitante pode dar zoom e mexer conforme sua curiosidade e ainda ler toda a ficha técnica com as mais diversas informações sobre o carro.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Projeto promovido pelo produtor musical Márcio Pimenta, com apoio do Mundial Rock, conecta artistas da Grande Florianópolis que apostam na música autoral
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade