keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Cinco anos após Covid-19, Organização Mundial da Saúde ainda busca origem da pandemia

OMS alerta para desafios na prevenção de novas crises

design horizontal 2025 02 15T105033.724 Visor Notícias
Foto Ilustrativa

Cinco anos após os primeiros casos de Covid-19 serem registrados em Wuhan, na China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) segue investigando a origem do vírus. A entidade continua pedindo acesso a dados das autoridades chinesas, ressaltando que a transparência é essencial para prevenir futuras pandemias. Desde 2019, a doença infectou mais de 777 milhões de pessoas e causou mais de 7 milhões de mortes. Somente na última semana, foram registrados 525 novos óbitos.

Para marcar o período, a OMS destacou os avanços e desafios da resposta global à pandemia. A agência relembrou que, logo em 1º de janeiro de 2020, acionou protocolos de emergência e, dias depois, publicou as primeiras orientações para os países. Desde então, foram criadas novas iniciativas para fortalecer a vigilância sanitária global, como o Fundo Pandêmico, em parceria com o Banco Mundial, e o Hub de Inteligência sobre Pandemias e Epidemias, sediado na Alemanha.

Apesar dos avanços, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, alertou que o mundo ainda enfrenta vulnerabilidades semelhantes às que permitiram a disseminação da Covid-19. A entidade trabalha na criação de um Acordo Global sobre Pandemias, previsto para ser concluído até maio de 2025, visando fortalecer a capacidade global de resposta a futuras emergências sanitárias.

Fonte: OMS News

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

SC registra surto de meningite com 14 mortes e 180 casos confirmados

Sintomas variam conforme a idade e podem incluir febre alta, dor de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço

Saúde

Veja quando iniciar os cuidados de rejuvenescimento da pele

Ativos e procedimentos estéticos podem ajudar a combater os sinais do envelhecimento

Saúde

7 benefícios da rúcula para a saúde

Veja como essa hortaliça pode contribuir para o seu bem-estar

Saúde

11 benefícios da corrida para a saúde e o emagrecimento

Veja como essa atividade física simples contribui para o bem-estar geral

Saúde

Veja como a maternidade impacta a saúde mental das mulheres

Reconhecer os sintomas de adoecimento emocional é um passo essencial para evitar danos profundos

Mais notícias

Empregos

Unimed Litoral abre seleção para 54 médicos cooperados

Vagas são destinadas a 13 cidades do Litoral Norte de SC, com oportunidades em 28 especialidades médicas; inscrições devem ser feitas pela internet

Mercado Imobiliário

Crescimento coloca Porto Belo como foco dos lançamentos de novos empreendimentos

Infraestrutura em expansão, novo Plano Diretor e investimentos públicos impulsionam o mercado imobiliário e estimulam lançamentos na cidade