Três cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão entre os pesquisadores mais influentes na área climática mundial, contribuindo com documentos importantes na COP 28, conferência da ONU sobre o clima em Dubai. As professoras Marina Hirota e Regina Rodrigues, e o pesquisador Bernardo Flores, estarão lançando estudos sobre a crise climática global, destacando os impactos em Santa Catarina.
Marina Hirota, do departamento de Física, Regina Rodrigues, de Oceanografia, e Bernardo Flores, do Programa de Pós-graduação em Ecologia, são os cientistas da UFSC que participam da COP 28. Eles assinam pesquisas cruciais para a compreensão das mudanças climáticas globais.
Hirota e Rodrigues contribuem em dois documentos significativos que abordam o agravamento da crise climática mundial. Eles exploram eventos extremos, como inundações e secas, que têm afetado Santa Catarina.
Marina Hirota faz parte de um grupo de 200 cientistas no relatório coordenado pela Universidade de Exeter, que será lançado em 6 de dezembro. Bernardo Flores também colaborou na pesquisa.
Regina Rodrigues trabalhou no comitê editorial deste relatório do Programa Mundial de Pesquisa Climática, a ser disponibilizado em 3 de dezembro, com Hirota também como uma das autoras.
Ambos os documentos enfatizam o aumento crítico de 1,5 grau na temperatura global, apontando para desequilíbrios ambientais potencialmente irreversíveis e aumento na frequência de desastres climáticos.
Os estudos destacam as graves consequências dessas mudanças, incluindo impactos no ciclo da água e na produção de alimentos. Eles ressaltam a necessidade urgente de ações de descarbonização e esforços políticos intensificados.
Os cientistas enfatizam a importância de medidas imediatas e eficazes para combater a crise climática, sublinhando a relevância da COP 28 como um fórum para discutir e implementar estratégias globais.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.