keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Cientistas da UFSC entre os melhores do mundo fazem alerta global na COP 28

Os profissionais catarinenses estão entre os pesquisadores mais influentes na área climática mundial, contribuindo com documentos importantes na COP 28, conferência da ONU sobre o clima em Dubai

trombudo central casa destruida enchente foto juan todescatt 3 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Reprodução

Três cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão entre os pesquisadores mais influentes na área climática mundial, contribuindo com documentos importantes na COP 28, conferência da ONU sobre o clima em Dubai. As professoras Marina Hirota e Regina Rodrigues, e o pesquisador Bernardo Flores, estarão lançando estudos sobre a crise climática global, destacando os impactos em Santa Catarina.

Marina Hirota, do departamento de Física, Regina Rodrigues, de Oceanografia, e Bernardo Flores, do Programa de Pós-graduação em Ecologia, são os cientistas da UFSC que participam da COP 28. Eles assinam pesquisas cruciais para a compreensão das mudanças climáticas globais.

Hirota e Rodrigues contribuem em dois documentos significativos que abordam o agravamento da crise climática mundial. Eles exploram eventos extremos, como inundações e secas, que têm afetado Santa Catarina.

Marina Hirota faz parte de um grupo de 200 cientistas no relatório coordenado pela Universidade de Exeter, que será lançado em 6 de dezembro. Bernardo Flores também colaborou na pesquisa.

Regina Rodrigues trabalhou no comitê editorial deste relatório do Programa Mundial de Pesquisa Climática, a ser disponibilizado em 3 de dezembro, com Hirota também como uma das autoras.

Ambos os documentos enfatizam o aumento crítico de 1,5 grau na temperatura global, apontando para desequilíbrios ambientais potencialmente irreversíveis e aumento na frequência de desastres climáticos.

Os estudos destacam as graves consequências dessas mudanças, incluindo impactos no ciclo da água e na produção de alimentos. Eles ressaltam a necessidade urgente de ações de descarbonização e esforços políticos intensificados.

Os cientistas enfatizam a importância de medidas imediatas e eficazes para combater a crise climática, sublinhando a relevância da COP 28 como um fórum para discutir e implementar estratégias globais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Dagmara Spautz/NSC Total

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Cobrança da TPA em Bombinhas termina nesta terça-feira

Postos de atendimento em Bombas e Zimbros seguem abertos até 30 de abril para regularização e esclarecimento de dúvidas

Meio Ambiente

Santa Catarina discute preservação ambiental com a criação do Banco de Obras Costeiras

Plataforma vai reunir informações técnicas para apoiar ações de preservação do litoral catarinense

Meio Ambiente

Itapema recebe última etapa do Jogue Limpo com o Meio Ambiente

Ação promove educação ambiental e encerra ciclo de verão no litoral

Meio Ambiente

Maior evento de observação de aves do mundo terá expedição marítima especial em Balneário Camboriú

A ação que partirá do Atracadouro Barra Sul acontece em 10 de maio, com vagas limitadas

Meio Ambiente

Quase duas toneladas de lixo são retiradas dos mares em ação ambiental em Porto Belo

O Projeto Limpeza dos Mares passou pela Praia do Centro, Costão das Vieiras e Caixa D’Aço

Mais notícias

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas

Segurança

Homem é preso após furtar fios de obra e tentar fugir em Porto Belo

Suspeito abandonou o material e correu por 600 metros ao ver a polícia; furto foi registrado por câmeras de segurança no local da construção