keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

“Cidade provisória” para desabrigados da enchente é inaugurada no RS

Espaço oferece 126 unidades habitacionais para 630 famílias

WhatsApp Image 2024 07 04 at 12.59.37 Visor Notícias
Joel Vargas, Divulgação / Governo RS

Uma “cidade provisória” foi inaugurada nesta quinta-feira (4) em Canoas, Rio Grande do Sul, para abrigar aproximadamente 630 famílias afetadas pelas recentes enchentes no estado. A cidade, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre — que registrou o maior número de óbitos devido às inundações, com um total de 31 mortes —, agora acolhe essas famílias no Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço.

Cada uma das 126 unidades habitacionais do centro possui cerca de 17,5 metros quadrados, com paredes e teto construídos em espuma poliolefina, um material à prova d’água que também oferece proteção contra o sol e o calor. Essas unidades, que são um padrão internacional da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), podem abrigar até cinco pessoas, embora não disponham de energia elétrica interna, funcionando com iluminação fotovoltaica.

Além das acomodações, o espaço conta com infraestrutura de apoio incluindo um refeitório coletivo com capacidade para 450 pessoas, banheiros coletivos com 48 chuveiros, fraldário, cozinha comunitária, lavanderia, centro de convivência e um espaço dedicado às crianças.

Este centro é o primeiro de cinco “cidades provisórias” planejadas para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Outros dois centros estão em construção, com futuras instalações previstas em três áreas de Porto Alegre e em mais um local em Canoas.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Abastecimento de água em Porto Belo é temporariamente interrompido

A paralisação ocorreu devido a uma falha em um dos equipamentos da rede de distribuição da Estação de Tratamento de Água do município

Infraestrutura

Governo apresenta plano para ampliar Porto de Itajaí

Reunião na FIESC detalha investimentos em infraestrutura portuária que prometem reforçar competitividade e impacto na economia de SC

Infraestrutura

Começa obra de nova ponte no Bairro Várzea em Itapema

Estrutura antiga foi comprometida pelas fortes chuvas de janeiro deste ano

Infraestrutura

Ducha com tecnologia que utiliza água do mar é instalada na Praia Central de Balneário Camboriú

O modelo é um projeto-piloto e pode substituir os chuveiros tradicionais da Orla da Praia Central

Infraestrutura

Obras da galeria de macrodrenagem avançam na Praia Central de Balneário Camboriú

O projeto, que tem como objetivo melhorar a drenagem urbana da cidade, já conta com as primeiras peças instaladas na etapa norte da galeria

Mais notícias

Geral

Mancha de óleo em rio preocupa moradores e ameaça espécies marinhas

Óleo vazou de um tanque com aproximadamente 20 mil litros de diesel

Mundo

Veja imagens da missa e dos rituais que marcam o primeiro dia do conclave para escolha do novo papa

Um total de 133 cardeais de diversas partes do mundo se reúnem na Capela Sistina para conduzir o processo de eleição do novo líder da Igreja Católica