Blumenau registrou um salto nos casos de dengue na última semana, com 54 novas confirmações entre os dias 5 e 12 de maio, segundo boletim da Secretaria de Promoção da Saúde divulgado nesta segunda-feira (12). O total de casos desde o início do ano chegou a 208. O número é mais do que o triplo do registrado na semana anterior, quando haviam sido contabilizados 17 casos.
Além do aumento expressivo nas confirmações, o município identificou 96 novos focos do mosquito Aedes aegypti no mesmo período. Os bairros com maior número de focos são Itoupava Central (180), Progresso (173) e Itoupavazinha (144). Apesar da alta, não houve registro de mortes por dengue em 2025 — em 2024, foram 39 óbitos.
A prefeitura reforça que o combate ao mosquito depende da colaboração da população. Entre as medidas recomendadas estão eliminar locais com água parada, manter calhas limpas, tampar caixas d’água, substituir água de vasos por areia e permitir a entrada de agentes de saúde nas residências. Em caso de sintomas como dor abdominal, tontura, sangramento ou vômitos persistentes, a orientação é buscar atendimento médico imediato.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.