A espécie, considerada a mais venenosa da América do Sul, exige cuidados específicos para controle
O surgimento de escorpiões-amarelos em áreas urbanas levou a Prefeitura de Gravatal, no Sul de Santa Catarina, a convocar uma reunião aberta à população. O encontro acontece nesta quarta-feira (7), às 19h, na Câmara de Vereadores, com a presença de especialistas da Gerência Regional de Saúde de Tubarão. A espécie, considerada a mais venenosa da América do Sul, exige cuidados específicos para controle e prevenção de acidentes.
Segundo a Secretaria de Saúde, de janeiro a abril deste ano já foram identificados 17 escorpiões-amarelos no município — número que supera a metade dos casos registrados entre 2019 e 2024, quando foram localizados 26 animais. As ações de varredura da Vigilância Epidemiológica foram intensificadas, principalmente no bairro Termas, com foco na eliminação de focos e orientação dos moradores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 3642-2844.
A técnica Rafaela Zanelato Fernandes, da Vigilância Epidemiológica, destaca que o uso de inseticidas não é recomendado, pois os escorpiões tendem a se esconder e retornar. A espécie pode se reproduzir sozinha e gerar até 17 filhotes. A população deve adotar medidas preventivas, como agitar roupas e calçados antes de usar, manter ralos fechados e afastar móveis das paredes. Em 2025, não houve registros de acidentes, mas o alerta segue devido ao avanço da espécie na região.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.