Um ciclone extratropical em formação próximo à costa da Região Sudeste deve provocar temporais nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo nos próximos dias. Segundo a Climatempo, o fenômeno ganha força entre quinta (24) e sexta-feira (25), mas seus efeitos já podem ser sentidos nesta quarta-feira (23), especialmente no oeste sul-mato-grossense.
O cenário meteorológico se intensifica com a chegada de um cavado, área alongada de baixa pressão em níveis médios da atmosfera, que, junto ao ciclone, favorece a formação de nuvens carregadas e o avanço de chuvas intensas. No Paraná e em São Paulo, há previsão de ventos de até 80 km/h e queda de granizo devido à formação de linhas de instabilidade.
Na sexta-feira, a instabilidade perde força no Sul do país e em Mato Grosso do Sul, mas as chuvas continuam em São Paulo, principalmente nas regiões leste e norte, incluindo a capital. Mesmo com menor risco de ventos fortes, os volumes de precipitação continuam elevados.
Climatempo alerta para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em áreas de encosta, além de quedas de árvores provocadas pelas rajadas de vento. A recomendação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as orientações da Defesa Civil.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.