keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Ciclone bomba provocou ondas de ate 20 metros na costa dos Estados Unidos

Dados e monitoramento marítimo dos Estados Unidos foram divulgados nas últimas semanas

nathan2 Visor Notícias

Dados e monitoramento marítimo dos Estados Unidos divulgados nas últimas semanas mostram que o ciclone bomba que atingiu a costa oeste americana provocou ondas gigantescas, inclusive, recordes em alguns pontos de monitoramento. As informações foram divulgadas pelo portal MetSul.

Conforme apurou o Los Angeles Times, alturas de pico de ondas individuais de até 18 metros foram medidas de Washington à Califórnia, apontam dados divulgados por pesquisadores do Scripps Institution of Oceanography de San Diego A bóia nº 29, de Point Reyes, localizada a 40 quilômetros a Oeste de Point Reyes, registrou uma altura de onda significativa de 30,6 pés (9,32 metros) em 25 de outubro. É o segundo maior evento de onda nos 23 anos de registro de dados. Somente em dezembro de 2015, ano de El Niño, houve ondas maiores.

A altura significativa das ondas é calculada pela média da altura do maior terço das ondas durante um período de 30 minutos, de acordo com James Behrens, gerente de programa do Coastal Data Information Program (CDIP). Normalmente, algumas ondas individuais em uma determinada estação podem aumentar até o dobro desta média, e a bóia Point Reyes registrou uma altura de onda individual máxima de 50,5 pés (15,3 metros).

Ao Norte, a bóia nº 179, junto à cidade de Astoria, Oregon, registrou alturas de onda significativas de 35 pés (10,7 metros) com ondas individuais ligeiramente acima de 60 pés (18 metros). Isso estabeleceu um recorde para a estação, que entrou no ar em 2011. Mais tarde, conforme a tempestade enfraqueceu, a bóia No. 71, a Oeste de Point Conception, registrou uma altura de onda significativa de quase 30 pés (9,1 metros), com uma altura de onda individual máxima de 50 pés (15,2 metros).

O profundo sistema de baixa pressão que gerou essas ondas historicamente grandes e poderosas estava atuando junto à costa de Washington, no litoral Noroeste do Pacífico. Foi parte de uma série de tempestades e rios atmosféricos que atingiram a Costa Oeste dos Estados Unidos entre 19 a 24 de outubro.

A tempestade que gerou as ondas imensas passou pelo que se chama de intensificação explosiva ou ciclogênese de bomba, o que significa que sua pressão central caiu pelo menos 24 hPa em 24 horas. Quanto menor a pressão atmosférica, mais intensa é a tempestade. Este foi o segundo ciclone bomba a se formar no setor Leste do Oceano Pacífico em poucos dias no fim de outubro.

Quando sua pressão central caiu para 942,5 milibares na manhã de domingo, 24 de outubro, estabeleceu um recorde de intensidade para um ciclone extratropical na costa Oeste dos Estados Unidos e foi equivalente a um furacão de categoria 4 fosse no Atlântico.

A escala Saffir-Simpson classifica os furacões com base na velocidade do vento e na pressão central, mas não é válida para ciclones extratropicais. À época, a tempestade estava a cerca de 600 quilômetros a Oeste de Aberdeen, estado de Washington, e seus ventos atingiram do Norte da Califórnia ao Noroeste do Pacífico e British Columbia, no Canadá.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MetSul

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Temperaturas oscilam e chuvas marcam o fim de semana em Santa Catarina

Mudança climática está prevista para domingo com queda de temperatura e chuvas intensas

Tempo

Anticiclone deve atingir o país nos próximos dias

O fenômeno deve ganhar força no final de abril e início de maio

Tempo

Temporais com granizo são previstos para Santa Catarina

Segundo informações, chove em todas as regiões do estado; confira como ficam as temperaturas:

Tempo

Defesa Civil alerta sobre instabilidade e chuvas intensas para SC

Temporais isolados podem trazer riscos de alagamentos e queda de galhos e árvores

Mais notícias

Saúde

Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

O programa "Aumigos'' utiliza a Terapia Assistida por Cães (TAC), para aprimorar as abordagens terapêuticas destinadas a pacientes autistas