A chuva de meteoros Eta Aquáridas, causada por fragmentos deixados pelo cometa Halley, poderá ser observada a olho nu em Santa Catarina durante a madrugada desta terça-feira (6). O fenômeno, tradicional no início de maio, terá seu pico entre 3h e o amanhecer, com previsão de até 50 meteoros por hora, segundo a NASA.
De acordo com o físico Marcelo Girardi Schappo, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a melhor forma de acompanhar o evento é procurar um local escuro, longe da iluminação urbana, como praias ou áreas rurais. A dica é deitar-se no chão ou em uma cadeira, evitar o uso de aparelhos com luz e manter o olhar voltado entre o meio e o topo do céu por ao menos uma hora.
Mesmo não sendo a mais intensa do ano — título que pertence à chuva Geminídeas, de dezembro —, a Eta Aquáridas oferece boas chances de observação no Hemisfério Sul, especialmente se as condições do tempo forem favoráveis, com céu limpo e pouca poluição luminosa.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.