Fenômeno pode ter causado ventos superiores a 80 km/h e deixou prejuízos em várias regiões do município
Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi duramente atingida por um temporal na manhã deste sábado (19). De acordo com a Epagri, uma microexplosão pode ter ocorrido durante o evento climático, hipótese que está sendo investigada pela Defesa Civil. Estações meteorológicas indicaram ventos de até 50 km/h, mas moradores relataram rajadas muito mais intensas, com danos significativos em residências, estruturas agrícolas e vias públicas.
Segundo análise preliminar da Defesa Civil, os ventos na região ultrapassaram 80 km/h, o que reforça a possibilidade de uma microexplosão — fenômeno atmosférico que concentra ventos intensos em áreas restritas, provocando destruição localizada. Os bairros mais afetados foram Belvedere, Eldorado, Vila Rica, Desbravador e Líder, além das comunidades rurais de linha Tormen e Sarapião. Ao todo, 75 famílias já receberam atendimento emergencial.
Entre os prejuízos, está a destruição de um aviário que abrigava aves. Outras estruturas também foram danificadas e acessos bloqueados por queda de árvores. Equipes da prefeitura, Defesa Civil e forças de segurança seguem atuando para restabelecer a normalidade e contabilizar os danos. O monitoramento continua e novos laudos técnicos devem confirmar a natureza exata do fenômeno.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.