keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Céu vermelho em Santa Catarina chama atenção e meteorologistas explicam fenômeno

Explicação desta cor é surpreendente e pode estar relacionada com a erupção de um vulcão submarino

Foto: Levi Garcia

A cor vermelha vibrante no amanhecer e entardecer de Santa Catarina tem chamado a atenção entre o Litoral Norte e Brusque. A explicação desta cor é surpreendente e pode estar relacionada com a erupção de um vulcão submarino em Tonga, na Oceania.

Para Victor Meireles e Paulo Hames, meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, o aspecto de céu avermelhado em Santa Catarina está relacionado com a forte erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, que ocorreu no último dia 15 de janeiro. O vulcão está localizado entre as placas tectônicas do Pacífico e a Indo-Australiana.

“As plumas, compostas por cinzas e gases tóxicos provenientes da erupção foram lançadas a 15 km de altitude e carregadas pelos fortes ventos naquele nível ao longo do oceano Pacífico, parando na América do Sul”, explicam.

O aspecto vermelho conta também com o ângulo do sol no amanhecer e entardecer, que favorece cores mais quentes. “No nascer e pôr do sol os raios solares tem mais caminho na atmosfera para percorrer devido ao sol estar no horizonte. As partículas do vulcão suspensas no ar são obstáculos para os raios solares, sendo iluminadas e literalmente pintando o céu de cores avermelhadas e rosas”, destacam Victor Meireles e Paulo Hames.

Professor de meteorologia da Univali, Sergey Alex de Araújo explica que as cores avermelhadas no céu durante o amanhecer e entardecer são comuns para essa época do ano, em que o tempo está mais seco.

“Esse cor avermelhada na meteorologia se chama de ‘irisação’, ou seja, é a luz do sol num determinado ângulo interagindo com propriedades da atmosfera que decompõem a luz em várias cores. Nesse horário e pelo ângulo do sol favorece as cores no espectro vermelho. Quando chove e tem aquelas aberturas de sol e você várias cores, também faz parte desse processo que é comum nessa época mais seca”. As informações são do ND+.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Tornado atinge cidade catarinense e prejuízos chegam a R$10 milhões

Segundo informações, os prejuízos atingem R$10 milhões. Ao menos 50 edificações em áreas rurais foram destruídas com os ventos

Tempo

Frente fria avança em Santa Catarina durante a semana e traz chuva

Frente fria avança pelo estado na terça-feira (28), trazendo chuva

Tempo

Vídeo registra momento em que tempestade de granizo chega em BC

Vídeo exclusivo do Clima ao Vivo mostra o momento em que a tempestade passa pela cidade

Tempo

Alerta para temporais com ventos de 60km/h e queda de granizo em SC

Há também baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos

Tempo

Tempestade de granizo assusta moradores de Balneário Camboriú

“Maior chuva de granizo da história de Balneário Camboriú”

Mais notícias

Economia

Lojas do Fort Atacadista de SC passam a aceitar todos os cartões de crédito

Além da economia e variedade, os clientes das 32 lojas no estado já contam com mais essa facilidade no pagamento; novidade passa a valer também para o Delivery Fort

Economia

Altevir Baron é finalista do Prêmio Personalidade de Vendas 2022

Diretor de mercado da FG Empreendimentos representa o segmento da construção civil nesta que é umas das mais tradicionais premiações do mercado