Nova unidade do Senai terá 3,6 mil metros quadrados e atenderá o setor de óleo e gás
O Senai e a Petrobras estão colaborando para criar o Centro de Tecnologia em Robótica em Joinville (SC). O projeto, que será integrado ao Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Laser, terá suas obras iniciadas em abril de 2025, com previsão de conclusão em até 18 meses. O investimento total é de R$ 27,7 milhões.
A nova unidade terá 3,6 mil metros quadrados e será construída na zona norte da cidade, ao lado do atual instituto. O local contará com quatro pavimentos e 92 vagas de estacionamento. A proposta é que o centro atenda às demandas específicas do setor de petróleo e gás, incluindo o desenvolvimento de robôs especializados para a Petrobras, que já possui outras parcerias com o Senai.
O projeto também abrange uma gama de tecnologias inovadoras, como drones, robótica colaborativa, realidade avançada e soluções de comunicação integradas à Indústria 4.0. O novo centro visa proporcionar às empresas a oportunidade de testar e validar tecnologias robóticas, oferecendo uma localização estratégica para o desenvolvimento de fornecedores e suprimentos.
Segundo informações, o processo de licenciamento está em andamento e o estudo de impacto de ambiente já foi protocolado nesta semana. O cronograma definitivo depende da liberação das licenças ambientais, essenciais para o início da obra.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.