keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Casos de estelionato cresceram 30% em Balneário Camboriú

Estelionato: o crime cometido por pessoas “bondosas” que doam os prêmios sorteados pela loteria federal em troca de valores pequenos em relação ao que a vítima receberia em troca. Estão em todos os lugares, são educadas, atenciosas, oferecem recompensas exorbitantes, sempre vão oferecer ajuda e não são identificadas até que o gole se aplique.

Diariamente as pessoas cuidam dos seus celulares, se preocupam com os veículos, as bolsas e pertences, mas como se defender de um crime silencioso? É preciso manter-se atento e instruir possíveis alvos sobre os riscos que aparentemente não existem. Em Santa Catarina, os boletins de ocorrência por estelionato de 2017 comparados com o ano anterior, apresentaram crescimento de 15%.

Com 51 ocorrências de estelionato em 2017, Balneário Camboriú teve 30% de aumento em relação ano anterior. As pessoas são impulsionadas a fazer o que os criminosos propõem e dificilmente conseguem ressarcimento dos valores, pois, em alguns casos a vítima nem registra ocorrência por vergonha ou medo da reação dos familiares.

Os desatentos, idosos, clientes e-commerce, as idas as casas lotéricas, ao banco e entre outras características que podem fazer com que atitudes rotineiras o tornem vítima de golpes como: perda de dinheiro, clonagem de cartões e placas, depósitos bancários com envelopes vazios, bilhetes premiados, produtos comprados pela internet que não são recebidos, ingressos falsos para shows ou jogos e falso sequestro estão entre as inúmeras formas de trapacear muitas de pessoas todos os dias.

É importante destacar ainda que a Polícia Militar presta total apoio as vítimas quando é solicitada, mas é indispensável que, mesmo sendo uma situação constrangedora para algumas pessoas, seja registrado o boletim de ocorrência. Isso ajuda a recuperar valores ou objetos e investigar o criminoso.

A Polícia Militar recomenda total atenção nas compras efetuadas pela internet, evitar deixar idosos e aposentados desacompanhados na saída dos bancos ou casas lotéricas, não trocar bilhetes premiados por quantias em dinheiro entre outras ações que podem o tornar um alvo fácil. Sempre desconfie do lucro rápido, tenha cuidado! Em caso de suspeita ligue 190!

O gráfico abaixo mostra o número de ocorrências registradas em Balneário Camboriú em relação a outras cidades.

Segurança

Barbeiro desaparecido em Joinville teria fugido por conta de dívida com agiota

O morador de Joinville estava desaparecido desde a última terça-feira (13)

Segurança

Casal é condenado por matar três filhos recém-nascidos no Paraná

A mulher foi condenada a 63 anos e 8 meses de prisão e o homem a 48 anos e 4 meses, pois foi absolvido do primeiro homicídio

Segurança

Adolescente menor de 15 anos leva tiro no rosto durante briga em bar de Balneário Camboriú

O primo da vítima levou o jovem até o hospital Ruth Cardoso e o deixou na unidade de saúde

Segurança

Médica filha de prefeito está desaparecida há três dias

Policia Civil revela que caso é extremamente delicado

Mais notícias