Hospitais infantis operam no limite em Santa Catarina; SES alerta para importância da vacinação e reforça medidas de prevenção
Santa Catarina vive um aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias em crianças neste mês de abril. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre os dias 1º e 22, foram registradas 222 internações em enfermarias e outras 64 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos principais hospitais pediátricos do estado.
O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, e o Hospital Jeser Amarante Faria, em Joinville, ambos geridos pelo Governo do Estado, estão entre os mais impactados. “O inverno ainda não chegou e já estamos com um aumento expressivo dos casos respiratórios graves”, alerta a pediatra Flávia Maria Zandavalli, do Joana de Gusmão. Segundo ela, os vírus mais frequentes são o Influenza A, o sincicial respiratório e o rinovírus.
A médica reforça que crianças menores de um ano estão entre as mais vulneráveis. “Nos casos mais graves, com falta de ar ou febre persistente, a orientação é buscar uma emergência. Nos casos leves, os pais devem procurar os postos de saúde”, explica.
Vacinação é a principal arma contra casos graves
A SES faz um apelo aos pais e responsáveis para levarem crianças de 6 meses a menores de 6 anos aos postos de saúde para receberem a vacina contra a gripe. A imunização ajuda a reduzir complicações e internações causadas por síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), que tendem a aumentar nos meses mais frios.
Prevenção contra doenças respiratórias vai além da vacina
Além da vacinação, a SES destaca a importância de medidas simples, como a etiqueta respiratória e a higienização das mãos. Confira orientações para evitar contaminações:
- Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel
- Usar lenço descartável para higiene nasal
- Evitar tocar o rosto sem higienização
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Manter ambientes bem ventilados
- Cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar
- Evitar aglomerações e usar máscara em caso de sintomas
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.