Um caso suspeito de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade está sendo investigado em uma granja comercial no município de Ipumirim (SC). A informação foi divulgada neste domingo (18) pela plataforma Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e confirmada pela prefeitura local. O caso ocorre após o primeiro foco da doença ser detectado no Brasil, em Montenegro (RS), na última quinta-feira (15).
Como medida preventiva, o governo de Santa Catarina publicou uma nota técnica no sábado (17) proibindo a entrada de aves e ovos vindos de 12 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Cargas autorizadas a entrar no território catarinense deverão obrigatoriamente passar por desinfecção nos Postos Fixos de Fiscalização (PFFs), sob responsabilidade do Serviço de Defesa Sanitária Animal do Estado.
A decisão tem como base a Portaria MAPA nº 795, que declarou estado de emergência zoossanitária em todo o país por 60 dias, em razão da detecção do vírus em granjas comerciais. Até o momento, o Serviço Veterinário Oficial também investiga ocorrências suspeitas em Tocantins, Mato Grosso, Ceará, Sergipe e um segundo caso no próprio Rio Grande do Sul.
Foto: Getty Images
O que é a Gripe Aviária?
A gripe aviária é uma doença viral grave que afeta aves, mas tem baixo risco de transmissão para humanos, segundo autoridades sanitárias. A Secretaria da Agricultura e a Cidasc reforçam que o consumo de carne de aves e ovos segue sendo seguro, e pedem que a população evite contato com aves mortas ou doentes. Os principais sintomas em aves incluem sinais respiratórios, neurológicos, andar cambaleante, torcicolo e mortalidade súbita.
As autoridades catarinenses alertam para a importância de vigilância máxima, considerando o peso econômico e social da avicultura no Estado. Outras medidas poderão ser adotadas nos próximos dias, a depender da evolução do cenário. Até o momento, a Cidasc não respondeu aos questionamentos sobre o caso em Ipumirim.
Leia também:
Governo do RS declara emergência sanitária após foco de gripe aviária em granja
O governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal neste sábado (17), após a confirmação do vírus da gripe aviária em uma granja comercial de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre. O decreto tem validade de 60 dias e abrange 12 municípios do estado. Leia mais.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade